Cetesb lança Código de Ética e Conduta Profissional

Documento inédito explicita os princípios e valores fundamentais que embasam as ações da agência ambiental paulista

qua, 09/05/2012 - 12h44 | Do Portal do Governo

Visando consolidar a credibilidade que alcançou ao longo dos últimos 40 anos e que tem sido uma das principais marcas que a tem levado a ser considerada uma das maiores e melhores agências ambientais do mundo, a Diretoria da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) acaba de divulgar seu inédito Código de Ética e Conduta Profissional.

O documento, distribuído a todos os empregados da Companhia e disponibilizado nas mídias eletrônicas interna e externa da empresa, segundo o presidente Otavio Okano, vem justamente cobrir uma lacuna que se fazia sentir na Cetesb.

“Toda grande empresa tem seu código de ética e a Cetesb, dada a sua história, importância e relevância como órgão ambiental e uma das empresas mais representativas e atuantes do Governo do Estado de São Paulo, considerou essencial adotar este Código de Ética e Conduta Profissional”, afirma o dirigente.

Complementarmente às normas administrativas e técnicas referentes aos procedimentos rotineiros, que a empresa sempre adotou, segundo Okano, o novo documento consubstancia a essência filosófica do trabalho na Companhia, o caráter que a empresa deve ter no seu dia a dia e mostra o que se espera dos seus empregados no desenvolvimento de suas tarefas. Demonstra também a forma pela qual a Cetesb tem se pautado ao longo da sua existência.

O vice-presidente Nelson Bugalho ressalta a oportunidade da edição de um Código de Ética e Conduta Profissional para a Cetesb, “porque esse conjunto de preceitos estabelece os valores fundamentais que devem pautar a atuação da Companhia no trato do meio ambiente, consagrado como valor constitucional e fundamental da sociedade”. Os princípios previstos no código deverão nortear a postura dos empregados, tanto interna como externamente.

De maneira geral, o código resume um conjunto de princípios e valores fundamentais que os empregados devem cumprir para atingir os objetivos da Cetesb. A divulgação e aceitação do Código deverão constar de todo concurso público a ser realizado pela Companhia.

Da Cetesb