Cepam realiza Jornada Municipal com foco no Executivo

Com inscrições abertas, capacitação é voltada para prefeitos, secretários, diretores e técnicos do Executivo

sex, 26/04/2013 - 9h02 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para a “Jornada Municipal – Executivo: Desafios do Exercício de Suas Competências”, curso que acontece no auditório do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), no dia 30 de abril, a partir das 9 horas.

Voltado para prefeitos, secretários, diretores e técnicos do Executivo, o curso pretende auxiliar os dirigentes no dia-a-dia da administração municipal.

“Há 45 anos, o Cepam trabalha no apoio e fortalecimento aos municípios, e a capacitação é uma das formas mais importantes de aprimoramento e melhoria da gestão. Bem preparados e informados, os agentes políticos terão condições de potencializar a capacidade de governo local”, enfatiza o presidente do Cepam, Lobbe Neto.

“As mudanças ocorridas este ano, nos Executivos e Legislativos municipais, motivaram o Cepam a preparar extensa programação de cursos, com variados temas, para atender às demandas dos municípios”, acrescenta Lobbe Neto.

O participante encontra conteúdos que vão desde a concepção de município na Federação – o que é, sua estrutura e exercício de suas competências -, passando pelas políticas públicas locais, administração de bens públicos, até o planejamento e as mudanças na contabilidade pública.

Destaca-se a apresentação “10 Dicas para Construir uma Prefeitura Inovadora”, do professor e economista José Antônio Carlos, integrante da equipe da Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

O técnico do Cepam Júlio César Carreiro, abordará a importância do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. “É uma exigência legal e deve ser implementado até 2014, para estruturar todas as atividades que envolvem a questão do lixo nos municípios”, explica o químico e especialista em Gestão Ambiental. A segunda fase do projeto, realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e pelo Cepam, está orientando as prefeituras paulistas na elaboração dos planos, com oficinas, palestras e encontros regionais.

As vagas para a Jornada Municipal são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site do Cepam. O curso será realizado na sede do Cepam, na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, na capital. Mais informações pelo e-mail escolacepam@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3811-0415.

Sobre o Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que apoia os municípios na gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.

Do Cepam