Cepam realiza encontro sobre envelhecimento da população

Evento destaca a importância de agentes públicos estarem atentos à mudança do perfil populacional

qui, 06/11/2014 - 12h54 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo é o mais populoso do país, com 44 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desse total, 11,6% tem 60 anos ou mais.

Estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) prevê que, em 2030, essa população praticamente dobre, passando para 20,1%. Isso demonstra que os formuladores de políticas públicas, especialmente das áreas de Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho e Previdência Social, devem estar atentos a essa mudança de cenário, que traz novos desafios, e promover a proteção, e inclusão social e econômica do idoso.

Para refletir sobre a temática, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) realiza, nos dias 12 e 13 de novembro, o encontro Envelhecimento da População: Desafios e Políticas Públicas Municipais.

“Trata-se de um importante tema para a Administração Pública. Para entendermos a grandeza desse desafio, basta olharmos para a população idosa indicada no Censo de 2010 e atentarmos aos dados da Fundação Seade, que projetam que esse segmento será de 29,9%, em 2050”, ressalta o chefe de Gabinete respondendo pela Presidência do Cepam, Silvio Aleixo.

De acordo com Aleixo, essa alteração de perfil populacional traz novos desafios: “Melhoria em áreas como Saúde e Saneamento Básico, que refletem diretamente na qualidade de vida. A mudança requer novos focos de políticas públicas para nos adequarmos a essa perspectiva”.

O evento é voltado para prefeitos, secretários municipais e estaduais, e técnicos das áreas de Planejamento, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Previdência, bem como representantes de instituições interessadas no tema.

O encontro acontece nos dias 12 e 13 de novembro, das 9 às 17 horas, na sede do Cepam, na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no site do Cepam.

Sobre o Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma fundação ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do governo do estado de São Paulo, que apoia os municípios na gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.

Cepam
(11) 3811-0444
icepam@sp.gov.br
imprensacepam@gmail.com