Cepam realiza curso de planejamento financeiro-orçamentário

Serão apresentadas as diretrizes e peças orçamentárias, a orçamentação pública, o plano plurianual e os pilares básicos da legislação, como a Lei de Responsabilidade Fiscal

seg, 08/04/2013 - 12h19 | Do Portal do Governo

O Cepam realiza em sua sede, nos dias 9 e 10 de abril, o curso de Planejamento Financeiro-Orçamentário: LDO, PPA, LOA. Serão apresentadas as diretrizes e peças orçamentárias, a orçamentação pública, o plano plurianual e os pilares básicos da legislação, como a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O docente será o técnico do Cepam, contador, especialista em auditoria e em gestão pública municipal, Luiz Antônio da Silva. O conceito, a abrangência, os prazos e o processo legislativo do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) serão os temas detalhados. Outro tópico abordado será a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Quem não planeja, na Administração Pública, se dá mal. Sem planejamento, há um colapso das finanças municipais. Ninguém pode sair por aí gastando sem ter previsão e autorização orçamentária”, comenta Silva.

Essa é a segunda vez que o curso é oferecido. Em fevereiro, capacitou 53 pessoas de 16 municípios, representados por vereadores, gestores municipais, contadores, técnicos e servidores das áreas contábil e orçamentário-financeira.

A vereadora de Paraguaçu Paulista, Vilma Álvares, fez o curso e afirma: “Como somos vereadores de primeiro mandato, estamos exatamente no período de composição do PPA e da LDO. Precisávamos ter um bom entendimento dos conceitos envolvidos na elaboração dessas duas peças fundamentais para a gestão municipal. O curso, em suma, favorece o trabalho de avaliação dos projetos elaborados pelo Executivo municipal”.

O curso acontece nos dias 9 e 10 de abril, das 9h às 17h30, na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo (SP). O valor do investimento é de R$ 300 e assinantes Cepam têm 20% de desconto. As inscrições devem ser feitas pelo site. Mais informações pelo e-mail escolacepam@sp.gov.br ou telefone (11) 3811-0415.

Do Cepam