Centros de Estudos de Línguas recebem inscrições para vagas remanescentes

Em todo o Estado, são 201 unidades que ofertam cursos de sete idiomas para alunos da rede estadual de ensino

qui, 06/02/2020 - 9h11 | Do Portal do Governo

Estudantes da rede estadual que voltaram às aulas e desejam aprender um novo idioma ainda neste semestre podem se inscrever em uma das 201 unidades em todo o Estado do Centro de Estudos de Línguas (CEL). O ano letivo começou nesta segunda-feira (3), mas alunos interessados em vagas remanescentes ainda podem se matricular.

Nos CELs é possível estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e até mandarim. As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês, que é anual.

A oferta de idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas. Para saber quais escolas vinculam o CEL, bem como os idiomas e as vagas disponíveis, o aluno pode procurar a secretaria de sua escola ou uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.

Para fazer as aulas de inglês e mandarim é necessário estar cursando o Ensino Médio. Para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matrícula devem ser apresentadas uma cópia do documento de identidade (RG) e a declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e cultural dos idiomas. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(11) 2075-4610