Centro Paula Souza participa da Feira de Profissões da USP

Feira acontece de 6 a 8 de agosto no parque tecnológico da universidade

qua, 05/08/2015 - 11h30 | Do Portal do Governo

Três projetos vão representar o Centro Paula Souza na edição de 2015 da Feira de Profissões da USP, que ocorre de 6 a 8 de agosto no parque tecnológico da universidade. São dois trabalhos da Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, de Santo André, e um da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ipiranga.

A Fatec marcará presença com a apresentação do protótipo de bola eletrônica para a prática de Futebol de 7, modalidade esportiva para deficientes visuais. O projeto está em fase de desenvolvimento pelo estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Fernando Rodrigues de Sales e por Thadeu Munhoz Cesário, aluno de Engenharia da Computação da Universidade São Judas Tadeu. Eles são orientados pela professora da Fatec Ana Paula Gonçalves Serra.

O objetivo do produto é substituir as bolas com guizo utilizadas hoje para a prática do esporte em nível profissional, otimizando a manutenção do objeto e a fluência das partidas. A bola foi premiada com o 3º lugar na categoria Lazer e Turismo no Desafio Inova de 2013.

Já as Etecs serão representadas por dois projetos da unidade de Santo André. O antibiótico produzido a partir de um óleo de grama é um deles. O produto criado pelo estudante João Miguel Alves Nunes e pelo professor Genoilson de Brito Alves, do curso técnico de Meio Ambiente, foi premiado em julho pelo Programa Benchmarching Junior, que seleciona trabalhos de inovação e sustentabilidade de alunos de nível técnico.

Para fechar o estande do Centro Paula Souza, a Etec Júlio de Mesquita vai expor também o projeto que obteve a primeira colocação no Desafio Inova 2013, o Sistema Automatizado de Controle de Viseira do Capacete de Motociclista, desenvolvido pelos estudantes de Eletrônica José Leandro Teixeira, Murilo Epiphânio, André Ambrósio dos Santos, Felipe Rodrigues Gimenes Cano e Brian Lourenço Amaro. Os estudantes foram orientados pelo professor Renato Tsutomu Koganezawa.

Atividades

A Feira de Profissões da USP conta com cerca de 50 expositores, a maioria deles das próprias unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo. O Centro Paula Souza é uma das instituições convidadas.

Para os visitantes, grande parte composta por estudantes de Ensino Médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular, a universidade vai oferecer, além do contato com representantes dos cursos de graduação, oficinas, bate-papos com professores, palestras para educadores, orientação vocacional, shows de física, trilhas ecológicas do Parque CienTec, oficina de redação e outras atrações.

A organização espera mais de 50 mil pessoas nos três dias de evento. Mais informações no site do evento.

Serviço

Feira de Profissões da USP
Data: 6 a 8 de agosto de 2015
Horário: 9h às 17h 
Local: Av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (em frente ao Zoológico) – São Paulo/SP

Do Centro Paula Souza