Centro Paula Souza lança intercâmbio cultural de espanhol

Serão distribuídas 19 bolsas de estudos para formandos de Fatecs. A inscrição, exclusivamente pela internet, vai até o dia 29 de agosto

qui, 15/08/2013 - 14h40 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, o Centro Paula Souza oferece bolsas de estudos para o Programa de Intercâmbio Cultural de Espanhol. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter concluído, no primeiro semestre de 2013, um dos cursos de graduação tecnológica que tenha a disciplina de espanhol na grade curricular, em uma das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet até 29 de agosto.

São 19 bolsas para estudar espanhol em Córdoba, na Argentina, durante um mês, com as despesas pagas – curso, passagem aérea, hospedagem, refeições, translado, transporte e seguro saúde – com exceção dos custos com documentos pessoais, que deverão correr por conta dos participantes. Serão selecionados aqueles com maior percentual de rendimento acadêmico. A divulgação da lista de aprovados ocorrerá a partir de 10 de setembro. O embarque dos intercambistas está previsto para novembro.

No 1º semestre de 2013, 41 Fatecs ofereceram cursos tecnológicos, nos quais o idioma espanhol integrava a grade curricular. 

Para esclarecer eventuais dúvidas, entre em contato pelo email intercambioespanhol@gmail.com.

Intercâmbio de inglês

O Centro Paula Souza já oferece bolsas de estudos de inglês desde 2010 para alunos e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O programa já contemplou 1.000 alunos e 200 professores que fizeram cursos de um mês nos Estados Unidos ou Inglaterra. Neste ano, a Nova Zelândia também será um dos destinos dos intercambistas.

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho dos estudantes, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação.

Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Neste ano, o programa oferece 510 vagas para alunos e 100 para professores, para estudar nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Em 2013, o valor do investimento do Governo do Estado no intercâmbio é de R$ 10,1 milhões.

Veja relatos e fotos dos intercambistas

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec – em 285 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3324-3355