Centro Paula Souza firma parceria com Unesco para o Ensino Médio

Projeto-piloto será adotado em turmas das Etecs de Paraisópolis e da Vila Formosa, na capital, e da Etec de Santa Isabel

qua, 02/01/2013 - 15h35 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) firmaram parceria para dinamizar o Ensino Médio de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) propondo aos alunos o desenvolvimento de projetos, na mesma linha do que já é feito em cursos técnicos.

Um projeto-piloto será adotado inicialmente em quatro turmas de 1º ano do Ensino Médio da Etec de Paraisópolis (duas turmas) e das Etecs de Vila Formosa, na capital, e de Santa Isabel. Uma equipe da Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico do Paula Souza trabalha há um ano com especialistas da Unesco, liderados pela responsável por Projetos em Educação da entidade no Brasil, Marilza Regattieri.

Docentes das três Etecs também foram envolvidos nas discussões e estão animados com a possibilidade de participar de uma iniciativa que vai gerar conhecimento e literatura para a aplicação desse piloto em outras escolas.

Pela proposta, cerca de 25% da carga horária do curso será destinada ao desenvolvimento de atividades que levem o estudante a atuar como protagonista da investigação e da busca do conhecimento. O currículo organiza-se a partir do chamado Núcleo de Preparação Básica para o Trabalho e demais Práticas Sociais, a ser implementado pelos professores de todas as disciplinas a partir de projetos anuais interdisciplinares.

O projeto começa a ser aplicado já neste primeiro semestre de 2013.

A estratégia de ensinar propondo aos alunos o desenvolvimento de projetos já é bastante incorporada nas unidades do Centro Paula Souza. Muitos deles são apresentados anualmente na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Na edição 2012, foram apresentados 256 trabalhos envolvendo mil alunos e professores de Etecs e também de Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Do Centro Paula Souza