Centro Paula Souza e Sebrae abrem inscrições para cursos gratuitos de capacitação de microempreendedores

Programa Super MEI oferece mais de 30 mil vagas para turmas em todo o Estado; são 150 opções de formação em áreas que vão de beleza e alimentação à construção civil

seg, 26/09/2016 - 14h27 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para os microempreendedores individuais (MEI) por meio do programa Super MEI, lançado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).

São mais de 30 mil vagas em 150 opções de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em diversas áreas, como beleza, alimentação e construção civil. O objetivo do programa é apresentar soluções para que os microempreendedores individuais se tornem mais competitivos no cenário econômico atual. Somente no Estado de São Paulo, eles somam mais de 1,6 milhão.

Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site do Super MEI, pela Central de Atendimento ou nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP. O empreendedor deve assinalar a área de interesse dentre as opções oferecidas em sua região. A partir da demanda, o Sebrae-SP vai convocar os inscritos para formar turmas de 16 a 20 pessoas e dar início aos cursos. As aulas são ministradas em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), preferencialmente à noite.

Etapas

Os participantes do programa seguem uma trilha com quatro etapas: formalização, para quem ainda não está regularizado; cursos de gestão com duração de oito horas promovidos pelo Sebrae-SP; capacitação profissional de 20 a 50 horas nas instituições parceiras, como o Centro Paula Souza; e acesso ao mercado por meio de um aplicativo e um portal onde será possível oferecer seus produtos e serviços.

Na prática, o microempreendedor poderá fazer um curso de sua área de interesse e, ao mesmo tempo, receber orientações do Sebrae-SP sobre gestão, envolvendo assuntos como controle financeiro e vendas. Um profissional da área de beleza, por exemplo, pode fazer um curso de manicure e pedicure para aprender novas técnicas e tendências, enquanto se capacita também para administrar melhor as finanças de um salão. Ao final, é emitido um certificado de conclusão.

Nesta segunda-feira, 26, turmas já fechadas de Make e Hair para Eventos e Festas começam em Atibaia, Ferraz de Vasconcelos e São José dos Campos; de Técnicas em Vendas acontecem em Mogi das Cruzes e Santos; Culinária Italiana, em São Paulo, e Colocação de Gesso, em Sorocaba.

Mais informações: http://supermei.sebraesp.com.br

Inscrições pelo telefone 0800 5700 800 (nos dias úteis, das 8 às 20 horas) ou nos escritórios regionais do Sebrae-SP

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

Assessoria de Comunicação
Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br