Centro Paraolímpico recebe representantes internacionais

Porta-vozes dos consulados do Japão, Áustria, Irlanda, França e Espanha visitaram o complexo; países avaliam estadia das delegações paralímpicas em SP

sex, 04/12/2015 - 20h02 | Do Portal do Governo

Uma comitiva composta por representantes do Japão, Áustria, Irlanda, França e Espanha visitou nesta sexta-feira, 4, o complexo do Centro Paraolímpico Brasileiro, localizado estrategicamente na Rodovia dos Imigrantes – no Parque Fontes do Ipiranga – e próximo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os porta-vozes foram convidados pelo Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, ligado à Secretaria de Governo.

“Temos em São Paulo uma estrutura de altíssimo nível para oferecer aos atletas. Queremos promover uma integração”, afirmou a secretária-executiva do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, Milena Roggero. “A vinda de outras delegações vai potencializar o aproveitamento do complexo”, completou.

Considerado o principal polo de treinamento para atletas paralímpicos do Brasil e da América Latina, o Centro abrigará os atletas brasileiros e também as delegações internacionais interessadas em se hospedar ou utilizar as dependências do complexo.

“Há o intuito que ele possa ser utilizado, além dos atletas brasileiros paralímpicos, pelas equipes estrangeiras que venham participar das competições no próximo ano. Sendo paralímpicas ou não, porque temos aqui capacidade para atender ambas”, afirmou o assessor técnico da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vanilton Senatore.

Ainda de acordo com Senatore, a ideia é que o Centro sirva como apoio para as delegações estrangeiras, tanto no treinamento, quando na aclimatação – processo para que o organismo dos atletas se adapte às condições climáticas da região. “Prevemos que este espaço possa ser utilizado por alguns países interessados em fazer a adaptação no processo de chegada ao Brasil antes dos jogos de 2016”.

Centro Paraolímpico Brasileiro

Com uma área total de 94 mil m², o Centro abrigará 15 modalidades esportivas paraolímpicas, além de alojamento com 86 apartamentos para, pelo menos, 280 pessoas, pista de atletismo indoor, um centro de medicina e ciências do esporte, academia, vestiários e ambientes de apoio.