Centro de Ressocialização de Lins implanta sistema para aquecimento solar de água

Os próprios reeducandos instalaram e farão a manutenção, utilizando o que aprenderam em curso oferecido pela Unilins

ter, 15/03/2016 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Centro de Ressocialização (CR) Dr. Manoel Carlos Muniz, de Lins, ganhou um sistema solar de aquecimento de água, implantado através de parceria entre a unidade prisional, o Centro Universitário de Lins (Unilins) e as Coordenadorias da Região Noroeste do Estado e de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Em desenvolvimento desde julho de 2012, o projeto de baixo custo caracteriza-se por duas necessidades existentes no sistema carcerário: o fornecimento de água aquecida para ser utilizada na assepsia e manutenção da saúde coletiva dos internos e a qualificação para que possam ser reinseridos na sociedade depois de terem cumprido a pena.

A implantação e manutenção foram realizadas por detentos que participaram dos cursos oferecidos pela Unilins. Atualmente o CR conta com aquecimento em três alas e também na cozinha.

De acordo com a diretoria da unidade, por tratar-se de um centro de ressocialização, tem-se o interesse de demonstrar à população prisional que as mudanças de atitudes, como a melhoria da higienização no preparo das refeições e o fornecimento de banho quente, melhoram a qualidade de vida, auxiliam o processo de reflexão dos atos cometidos e incentiva a busca por mudanças, proporcionando aos reeducandos o fortalecimento para seu retorno à sociedade.

Da Secretaria da Administração Penitenciária