Centro de Acolhimento oferece atendimento para moradores do Jardim Ângela com COVID-19

Escola Estadual Professor Luís Magalhães de Araújo foi transformada em local de abrigamento com 380 leitos

qui, 25/06/2020 - 19h13 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria, acompanhado da Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, visitou nesta quinta-feira (25) o centro de acolhimento para moradores da comunidade do Jardim Ângela, na capital.

A estrutura de abrigamento foi montada na Escola Estadual Prof. Luís Magalhães de Araújo, na Estrada do M’ Boi Mirim, com capacidade para receber 380 pessoas da comunidade que testaram positivo para COVID-19 e que foram orientadas e encaminhadas pelo Sistema de Saúde para realizar o isolamento social. Esta medida visa acolher os moradores de forma voluntária, mitigando o risco para o cumprimento da quarentena adequada nesta região de grande adensamento populacional.

Nesta iniciativa, organizada pela ONG “Parceiros da Educação” com apoio da iniciativa privada, foram investidos R$ 3,5 milhões. As salas de aula abrigam leitos que obedecem a distância mínima de 1,5 metro entre cada uma, todos os colchões e travesseiros são revestidos com uma capa impermeável, e as roupas de cama serão trocadas a cada 3 dias, independente da data de entrada do acolhido.

A determinação do período de isolamento, o acompanhamento e a liberação do morador, é feita pelos profissionais de saúde de forma digital a cada 48 horas. Além disso, os equipamentos seguem uma série de protocolos de saúde, limpeza e controle desenvolvidos em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. A operacionalização desta ação conta com 54 funcionários em turnos de 12/36 horas, que passaram por orientação técnica para a realização das atividades. No local, ainda está disponível uma ambulância (com motorista e enfermeiro), que será responsável apenas pelo traslado do morador, quando orientado pela saúde para uma Unidade Básica de Saúde.