Central de achados e perdidos da CPTM recuperou mais de 30 mil itens em 2012

Todos os objetos encontrados nas estações da CPTM são encaminhados para a Central de Achados e Perdidos, na estação Palmeiras-Barra Funda, onde passam por triagem e pesquisa

qui, 28/02/2013 - 9h09 | Do Portal do Governo

Bolsas, carteiras, documentos, guarda-chuvas, muletas, dentadura, aliança, andador de bebês, televisores. Os mais diversos itens, desde os comuns até os mais inusitados, podem ser encontrados na Central de Achados e Perdidos da CPTM. Em 2012, foram 78.600 objetos encontrados nas dependências da Companhia e entregues à Central, dos quais 31.391 foram devolvidos, número correspondente a cerca de 40% dos achados.

Neste ranking, predominam – quase 50 mil – documentos pessoais como RG, cartões bancários e exames de saúde. O restante é composto por peças de vestuário, carteiras e fotos, entre outros. As estações de maior movimento como Palmeiras-Barra Funda, Luz, Guaianazes, Brás e Tatuapé são as que registram maior número de itens perdidos.

Todos os objetos encontrados nas estações da CPTM são encaminhados para a Central de Achados e Perdidos, localizada na estação Palmeiras-Barra Funda, onde passam por uma triagem e minuciosa pesquisa. Essa tarefa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. Se o dono não for localizado, eles permanecem guardados por cerca de 60 dias. Passado esse período, as peças conservadas e bem cuidadas são doadas para o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSESP). Já os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores, enquanto os cartões bancários são destruídos.

Serviço

Se você perdeu algo e acha que pode ter sido nos trens ou estações da CPTM, vá até Central de Achados e Perdidos. Ela funciona na estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Outra opção é o telefone 0800-055-0121.

Da CPTM