Cebola: seminário reúne setor a partir desta segunda em São José do Rio Pardo

Órgãos da Secretaria de Agricultura participam da organização do evento

dom, 16/06/2013 - 14h29 | Do Portal do Governo

O XXV Seminário Nacional de Cebola (Senace) reunirá profissionais ligados a essa cadeia produtiva de 17 a 19 de junho, em São José do Rio Pardo. Durante o evento, pesquisadores vão tratar sobre sustentabilidade, mercado, inovações tecnológicas, dentre outros assuntos, com foco no país e no Mercosul.

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio do Polo Regional Nordeste Paulista, e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), via Escritório de Desenvolvimento Rural de São João da Boa Vista, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fazem parte da comissão organizadora. Pesquisadores dos institutos Agronômico (IAC) e de Economia Agrícola (IEA), da Apta, também participarão como palestrantes e moderadores.

O evento conta, ainda, com a realização da Prefeitura de São José do Rio Pardo, Sindicato Rural do município, Fundação de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Agrícola “Luciano Ribeiro da Silva”, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (Cooperbatata) e Conselho Regional de Desenvolvimento Rural da Região de São João da Boa Vista.

O seminário é realizado anualmente nas principais regiões produtoras de cebola do país e tem como característica a presença maciça de pequenos e médios produtores, além de empresários rurais que têm na cadeia produtiva da cebola sua principal atividade econômica. O objetivo é discutir os principais problemas e levantar soluções frente aos desafios da produção e comercialização de cebola, além de promover o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural de engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, produtores e outros profissionais ligados à atividade.

Panorama

Durante o evento, o pesquisador do Polo Regional Nordeste Paulista da Apta, Thiago Factor, dará um panorama sobre a produção e oferta da cebola em São Paulo. Ao final do seminário, será montado um cenário sobre os aspectos técnicos e econômicos da cultura, com base no levantamento de dados do pesquisador e de outras instituições.

A Apta realiza pesquisas inéditas no país de cultivo de cebola em sistema de plantio direto na palha. Entre elas, estão os estudos da quantidade de nutrientes absorvidos, melhor densidade de cultivo, diferentes doses e momentos de aplicação do adubo para a produção.

De acordo com Factor, no sistema de plantio direto de cebola é possível reduzir os custos de produção, por não ocorrer as operações de preparo do solo. O produtor rural consegue economizar em óleo diesel e mão-de-obra dos operadores de máquinas. No sistema também é possível reduzir em até 25% o uso de água em irrigação. Tradicionalmente, a cebola é implantada a partir do transplante de mudas em plantio convencional ou semeadura direta em canteiros. Porém, os agricultores vêm enfrentando problemas na mão-de-obra para o plantio e a conservação do solo e da água. Apesar das vantagens, principalmente aos pequenos produtores, algumas dificuldades têm limitado a adoção do plantio direto, como a falta de máquinas adaptadas e falta de informações sobre os melhores tipos de palhada, entre outros.

Saiba mais nos sites www.infobibos.com/senace e www.apta.sp.gov.br

Serviço
XXV Seminário Nacional de Cebola (Senace 2013)
Data: de 17 a 19 de junho de 2013
Horário: das 8h às 19h
Local: Ginásio de Esportes Tartarugão – Departamento de Esportes e Cultura – Av. Euclides da Cunha, 145 – Centro – São José do Rio Pardo/SP

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Tel.: (11) 5067-0069