CATI lança publicação sobre processamento artesanal de frutas

Título da série Instrução Prática traz receitas de compotas, geleias, xaropes, chutneys, doces, sucos e néctares, entre outros

seg, 03/07/2017 - 15h05 | Do Portal do Governo

Cumprindo seu papel de difusora de conhecimento e tecnologias que agreguem valor à produção da agricultura familiar, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lança mais um título da série Instrução Prática, com informações e receitas testadas em sua cozinha experimental, sobre o Processamento Artesanal de Frutas.

Nessa publicação os interessados encontrarão o modo de preparo de produtos variados por meio de técnicas artesanais, como compotas ou frutas em calda, geleias, xaropes, chutneys, doces em massa cremosos ou de corte, sucos, néctares, entre outros, sem a necessidade de adicionar conservantes químicos.

“Há cerca de 30 anos, a CATI realiza cursos sobre esse tema ensinando os agricultores familiares a produzir conservas. Em decorrência dessas atividades e atendendo a solicitações dos técnicos responsáveis pelas capacitações no Estado de São Paulo, vimos à necessidade de editar esta Instrução Prática, para ser um roteiro para os instrutores e material didático para os interessados em agregar valor ao seu produto”, esclarece Beatriz Cantúsio Pazinato, nutricionista da Divisão de Extensão Rural (Dextru/CATI), que coordenou a elaboração da publicação.

Beatriz ressalta que essa publicação oferece alternativas para o melhor aproveitamento das frutas, evitando perdas e desperdícios. “Com o processamento artesanal é possível utilizar as frutas excedentes ou sem classificação, que podem ser beneficiadas com técnicas simples que visam principalmente aumentar a sua durabilidade. Esse tipo de preservação é vantajoso pois, além de se basear em métodos e equipamentos acessíveis, é um processo que permite o uso de matéria-prima própria excedente da produção agrícola ou mesmo do pomar doméstico”.

“A tecnologia de processamento em pequena escala, quando aplicada corretamente não oferece riscos à saúde pública e confere aos produtos finais características próprias que são muito apreciadas, principalmente nos dias atuais, em que os consumidores estão em busca de produtos saudáveis, com procedência e sabor caseiro”, avalia a nutricionista Beatriz, destacando que aqueles que seguirem as orientações contidas nessa publicação terão condições de preparar produtos de boa qualidade, podendo, inclusive, disseminar ideias e desencadear iniciativas que contribuam para a capacitação e profissionalização não apenas do agricultor familiar como também dos interessados em preparar deliciosas receitas. “A partir desse estímulo, empreendedores poderão gerar pequenos negócios, futuras agroindústrias ou desenvolver o turismo rural, abrindo e ocupando um novo espaço, pois a agregação de valor à produção é uma excelente opção”.

Serviço

Processamento Artesanal de Frutas
Instrução Prática n.º 275
Valor: R$ 15,00
Informações e aquisição: (19) 3743-3858 / publicacoes@cati.sp.gov.br
www.cati.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento