Casa das Rosas cria coral para cantar a poesia

Projeto “Cantando a Poesia” recebe inscrições a partir de 29 de janeiro; musicalização por meio da poesia é aposta para a formação do coral

sex, 25/01/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

Cantar a poesia. Esta é a proposta da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a partir do dia 6 de março, data em que Adilson Rodrigues, maestro, compositor e diretor musical de grupos de teatro, inicia as aulas do Coral Casa das Rosas.

O projeto Cantando a Poesia tem como foco a musicalização e interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e, também, de autores desconhecidos do grande público. A ideia é possibilitar aos participantes e ao público ouvinte a oportunidade de ampliar a percepção e o gosto pela música e pela poesia, segundo Rodrigues, que desde 1986 dirige corais e grupos vocais. “Cada vez mais chego à conclusão de que as canções mais significativas da música popular brasileira se sustentam numa equilibrada combinação de elementos musicais com poesia de qualidade. Normalmente, as canções ficam atreladas aos compositores e cantores. Por isso penso que um trabalho com este pode contribuir para um novo olhar sobre a importância da palavra na canção.”

Ao todo, serão oferecidas 20 vagas para os encontros programados para acontecer das 19h30 às 20h30, sempre às quartas-feiras. As inscrições podem ser feitas de 24 de janeiro a 15 de fevereiro na recepção da Casa das Rosas, sendo necessário o preenchimento de uma carta de interesse no ato da inscrição. De 20 a 27 de fevereiro, os aprovados participam de testes de qualificação vocal.

Como funciona

Os selecionados terão acesso a técnicas de respiração e posturas corporais, aprenderão sobre a importância de se trabalhar em grupo, sem perder o potencial individual, buscando a harmonia nas relações pessoais por meio da capacitação musical ministrada durante os ensaios, onde diferentes elementos da música serão apresentados. Além disso, os cantores contarão com repertório pesquisado especialmente para o coral com arranjos e composições, concebidos por Adilson Rodrigues.

Serviço

Coral Casa das Rosas: Cantando a Poesia

Data e horário: Quartas-feiras, das 19h30 às 20h30. Início em 6 de março.

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô – São Paulo/SP. Convênio com o estacionamento Patropi (Alameda Santos, 74).

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.

Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447

Blog: www.casadasrosas-sp.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/casadasrosas

Facebook: http://www.facebook.com/casadasrosas

Da Casa das Rosas