Casa das Rosas abre inscrições para Curso Livre de Preparação do Escritor

Curso será a primeira atividade oferecida pelo CAE (Centro de Apoio ao Escritor); Ricardo Lísias ministra as aulas a partir de 2 de março

seg, 28/01/2013 - 12h38 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre as inscrições para o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) nesta terça-feira, 29 de janeiro. Os interessados têm até 19 de fevereiro para se inscrever nesta atividade, que é uma das muitas que serão oferecidas pelo recém criado Centro de Apoio ao Escritor (CAE). As inscrições deverão ser feitas na recepção da Casa, na Av. Paulista, nº 37, na capital.

O CLIPE, curso anual, será dividido em oito módulos mensais, com duas aulas semanais, totalizando oito aulas por módulo, que abordarão os principais gêneros literários e seus aspectos formais e históricos, com ênfase na abordagem criativa da linguagem. Cada módulo será ministrado por um professor convidado e dono de experiência acadêmica, literária ou profissional reconhecida e relacionada à literatura e ao mercado de literário. No sábado, 2 de março, às 10h, o escritor Ricardo Lísias dá início às aulas do CLIPE.

Com conteúdo voltado para a poesia e a prosa, o CLIPE pretende contribuir para a formação de escritores por meio da apresentação de conteúdos teóricos e exercícios práticos, além de orientação bibliográfica e acompanhamento da produção individual no decorrer dos módulos. A ideia é que, no fim do ano, os alunos apresentem um trabalho de criação a ser avaliado por uma comissão do CAE.

Para participar do curso não é necessário que os interessados apresentem formação específica na área de literatura, mas que tenham vontade de produzir obras literárias, em poesia ou prosa, ou que possuam algum projeto literário em andamento, livro publicado ou que estejam planejando escrever um livro.

Serão oferecidas 25 vagas para os interessados, que devem preencher uma carta de interesse no ato da inscrição. A avaliação dos candidatos será feita nos dias 20 e 21 de fevereiro e a aprovação será confirmada por e-mail. Caso aprovado, o candidato deve comparecer a pelo menos seis das oito aulas previstas em cada módulo para que possa garantir vaga nos módulos remanescentes. Caso o aluno se desligue, ou seja desligado, do curso, serão convocados os candidatos suplementes, que farão parte da lista de espera.

Serviço

Centro de Apoio ao Escritor – Curso Livre de Preparação do Escritor

Inscrições: de 29 de janeiro a 19 de fevereiro de 2013

Início das aulas: 2 de março de 2013, às 10h

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô – São Paulo/SP. Convênio com o estacionamento Patropi (Alameda Santos, 74).

Telefone: (11) 3285-6986 / 3288-9447

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.

Da Casa das Rosas