Carreta “Casa + Segura” mostra cuidados para evitar acidentes domésticos

Projeto tem como objetivo reduzir o número de acidentes dentro de casa e a gravidade dos casos

qui, 14/02/2013 - 15h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, a carreta “Casa + Segura”. O projeto, parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), tem como objetivo reduzir o número de acidentes domésticos.

A pasta investiu R$ 400 mil para a implantação da carreta e na confecção de materiais de orientação. A carreta vai ficar instalada no Parque do Ibirapuera, na capital, e a população poderá interagir com ambientes que simulam os perigos encontrados em uma residência.

“Esta carreta simula uma casa e mostra os cuidados que devem ser tomados para se evitar acidentes. Na sala, por exemplo, a TV deve ser bem fixada, porque a criança pode puxá-la pelo fio; se o sofá estiver perto da janela, a janela deve ter grade; quina de mesa, se tiver criança na casa, a borda deve ser arredondada. Grande parte dos acidentes que acontecem com crianças e idosos são acidentes domésticos, queimaduras, fraturas, cortes, quedas. Alguns pequenos cuidados podem evitar muitos desses traumas”, afirmou o governador.

Na Casa + Segura, os instrutores irão acompanhar os visitantes, informando sobre dicas de prevenção e bem-estar. Duas carretas foram unidas com área total de 38 m² e sete cômodos foram transformados para mostrar como pequenos descuidos podem provocar graves acidentes.

O projeto ficará instalado até 28 de fevereiro na Arena de Eventos (portão 10 do Parque do Ibirapuera), das 8h às 18h. A entrada é gratuita. As pessoas que visitarem o local receberão uma cartilha com informações sobre segurança e prevenção.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde aponta que os acidentes são a principal causa externa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, representando quase 40% dos óbitos.

Quedas, queimaduras e intoxicações acidentais também são os maiores responsáveis pelas internações de jovens entre 10 e 14 anos, com 38% dos atendimentos.

Você sabia?

– Você sabia que as queimaduras, que ocorrem principalmente em acidentes envolvendo produtos de limpeza (álcool, cloro) e utensílios domésticos (panelas), atingem, em 44% das ocorrências, a cabeça, e suas principais vítimas são adultos na faixa entre 20 e 30 anos?

– Você sabia que, no Brasil, somente em 2007, foram internadas, vítimas de lesões decorrentes de acidentes domésticos, 55.499 crianças com idade entre zero e nove anos?

– Você sabia que os medicamentos são responsáveis por aproximadamente 43% dos casos de lesões na pele ou urticária, atingindo principalmente adultos entre 21 e 40 anos? Siga as instruções de seu médico ao usar qualquer medicamento e leia a bula.

Da Secretaria da Saúde