Caravana contra a Hepatite C desembarca em estações da CPTM

A campanha passará pelas estações Palmeiras-Barra Funda e Guaianazes

ter, 12/03/2013 - 14h43 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a empresa farmacêutica Roche, promove a campanha “Caravana contra a Hepatite C” nas duas últimas semanas de março. Entre os dias 18 e 22 de março, as ações serão realizadas na estação Palmeiras-Barra Funda, das 11h às 20h. De lá, a campanha seguirá para a estação Guaianazes, com atividades no mesmo horário, entre os dias 25 e 29, quando os usuários poderão fazer os testes e obter mais informações sobre a doença.

A campanha é voltada para os usuários, entre 30 e 69 anos, que apresentam fatores de risco para a doença. O teste é simples. Após a picada em um dos dedos da mão, os resultados saem de 30 a 40 minutos. Depois de fazer o exame, o usuário receberá material contendo mais informações sobre a doença. Quem apresentar resultado positivo será encaminhado às unidades de saúde, para a confirmação do diagnóstico.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge mais de 5 milhões de brasileiros, mas 90% dos portadores demoram a detectá-la, pois a Hepatite C é uma doença silenciosa: pode ficar até 20 anos no organismo sem se manifestar sintomaticamente. Para cada tipo de Hepatite, há um tratamento específico.

Na primeira Caravana da Hepatite C realizada, em 2012, nas estações da CPTM, foram atendidas cerca de 7.140 pessoas, sendo 98 diagnosticadas e encaminhadas para as unidades de saúde. “Mais de 90% delas não teriam acesso ao exame de Hepatite C se não fosse por meio dessa ação conjunta”, ressaltou Ana Maria Albuquerque, organizadora da campanha.

A Caravana ficará na área paga das estações.

Confira a programação

18 a 22/03: Palmeiras-Barra Funda, das 11h às 20h

25 a 29/03: Guaianazes, das 11h às 20h

Da CPTM