Campanha de vacinação contra a gripe continua até 26 de maio

Estado pretende vacinar 10 milhões de paulistas contra o vírus Influenza

qua, 17/05/2017 - 16h31 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe continua, em todo o Estado, até o próximo dia 26. Em 2017, o Estado pretende vacinar 10 milhões de paulistas contra o vírus Influenza. O número corresponde à meta de 80% das 12,6 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha.

“A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia, otites e sinusites”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria. Ainda segundo Sato, não há motivo para receio ou medo de tomar a vacina. “A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus, que são incapazes de causar qualquer infecção”, explica.

SP amplia público da vacinação contra a gripe

Na última semana, a Secretaria decidiu ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Agora, também têm direito à vacina policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública.

A vacina 

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil. Neste ano, até 24 de abril, foram notificados, em SP, 206 casos de SRAG atribuíveis ao vírus Influenza, dos quais 119 relacionados ao A (H3N2). Foram ainda notificados 23 óbitos, sendo 9 relacionados à H3N2.

Da Secretaria da Saúde