Caminhada na Paulista dá a largada para o fim do sedentarismo

Evento realizado em diversos países quer incentivar a população a praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias

dom, 07/04/2013 - 13h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, 07 de abril, da 12ª Caminhada Agita Mundo, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, na Avenida Paulista. Com o tema “Atividade física sem barreiras”, o evento quer conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e será o ponto de partida para quem ainda não pratica nenhum tipo de exercício no dia a dia. Eram esperadas 20 mil pessoas na caminhada.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que a caminhada faz muito bem para a saúde do corpo e da mente, e que hoje o sedentarismo mata mais que o cigarro, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde. “Esse é o melhor antidepressivo que existe, porque libera substâncias químicas no cérebro que melhora a atividade cerebral além da atividade física”
O movimento aconteceu simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas. A data marca, também, o Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Estadual da Saúde (6/4).

O governador foi caminhando até a Assembleia Legislativa. Ao chegar, discursou em cima do trio elétrico e lembrou que o Agita começou em São Paulo, e hoje acontece em 80 cidades do Estado e em 34 países dos cinco continentes, no Agita Mundo. “É um dia voltado à caminhada, á pratica de esporte, à movimentação cívica, a mexer o corpo e milhares de pessoas estão aqui dando esse grande exemplo.”

Realizado em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o objetivo do evento é estimular os participantes a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia (no caso das crianças, 60 minutos), cinco dias por semana, conforme orienta a Organização Mundial da saúde (OMS).

Para alcançar o maior número de adesão, o projeto contou com divulgação em redes sociais convocando cada usuário a incentivar um amigo ou familiar para participar da caminhada.

A concentração para a grande caminhada foi atrás do Masp, a partir das 9h30, com largada programada para as 9h30. O trajeto, de aproximadamente 3km, terminou na Assembleia Legislativa. Os 2.000 primeiros participantes que chegaram para a caminhada ganharam um kit composto por camiseta e hidratação. As atividades são gratuitas e sem caráter competitivo.

Programa

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, conhecido originalmente como Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. No mesmo ano, São Paulo passou a ser o único estado com a data oficial no seu calendário. A OMS aponta o comportamento sedentário como responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.
Nessa edição, os participantes de todo o mundo serão orientados sobre a hipertensão, doença crônico-degenerativa, que pode levar a morte. O primeiro e mais importante passo no tratamento dos hipertensos está relacionado às mudanças de hábito.

Trocar o estilo de vida sedentário pode ser decisivo para alcançar bons resultados no controle da doença. A prática de 30 minutos diários de atividade física, podendo dividi-la em três etapas de 10 minutos ao longo do dia, é uma alternativa. Outras importantes ações são diminuir o açúcar nas refeições, realizar a aferição da pressão regularmente e controlar o estresse.