Camerata de Violões do Guri comemora 5 anos no Masp

Sob a regência de Pietro Carlo Corrêa, o grupo, que trabalha repertórios com base no violão brasileiro do século XX, traz composições de Chico Buarque, Geraldo Vandré, Guerra-Peixe e Villa-Lobos

sex, 21/08/2015 - 12h28 | Do Portal do Governo

No domingo, 23, às 11h, o grupo infantojuvenil Camerata de Violões do Guri vai comemorar cinco anos com um concerto especial no Grande Auditório do Masp e a entrada é gratuita. Sob a regência do maestro Pietro Carlo Corrêa, o grupo, que trabalha essencialmente repertórios com base na trajetória do violão brasileiro do século XX, traz para este dia composições de Chico Buarque (Tanto Mar), Geraldo Vandré (Porta Estandarte), Guerra-Peixe (Mourão) e Villa-Lobos (A Lenda do Caboclo). Obras de Paulo Porto Alegre (Pentatônicas), Laurindo Almeida (Ar Inglês) e uma de autoria do maestro Pietro Carlo (Da noite para o dia), entre outras, também estão no programa.

Criada em 2010, a Camerata de Violões Infantojuvenil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nestas praças.

A Camerata de Violões é formada por 30 integrantes, todos alunos do Guri, e já se apresentou em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo como Itaú Cultural, a Biblioteca de São Paulo, Praça Victor Civita, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e no Instituto de Artes da Unesp, e também em outros estados. Para mais informações, acesse o site www.gurisantamarcelina.org.br.

Repertório:

Geraldo Vandré – Porta Estandarte (arranjo: Thales Maestre)
Pietro Carlo – Da noite para o dia
Anibal Augusto Sardinha (Garoto) – Choro Triste nº01 (arranjo: Jorge Elias)
Laurindo Almeida – Ar Inglês (arranjo: Thales Maestre)
Chico Buarque – Tanto Mar (arranjo: Thales Maestre)
Antonio Rago – Jamais te esquecerei (arranjo: Thales Maestre)
Levino Albano da Conceição – Tarantella (arranjo: Thales Maestre)
Paulo Porto Alegre – Pentatônicas
Villa-Lobos – A Lenda do Caboclo (arranjo: Thales Maestre)
Francisco Mignone – 8ª Valsa da esquina (arranjo: Thales Maestre)
Guerra-Peixe – Mourão (arranjo: Thales Maestre)

Pietro Carlo Corrêa – regente

Bacharel em violão pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Pietro é formado em violão popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim. Foi aluno do Conservatório de Música de Guarulhos, recebeu o 1° lugar no V e VII Concursos de Música de Câmara da Universidade Cruzeiro do Sul e há dez anos desenvolve trabalhos com educação musical em projetos sócio-culturais dedicando-se prioritariamente à didática relacionada ao ensino coletivo do violão. É professor do Guri gerido pela Santa Marcelina Cultura, onde também conduz a Camerata de Violões Infantojuvenil e professor no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira.

Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. O objetivo é oferecer aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem. Com todo o suporte que o Guri oferece, os alunos e familiares encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a organização social Santa Marcelina Cultura administra dois programas de educação musical do Governo de São Paulo: o Guri, na capital, – com seus Grupos Infantojuvenis e a série Horizontes Musicais – e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) – com seus Grupos Jovens, Ópera Estúdio, Núcleo de Música Antiga e Camerata Aberta. Também foi responsável pelo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas edições 2009, 2010 e 2011. Tem como objetivo criar um ciclo virtuoso para a formação musical na Região Metropolitana de São Paulo, integrado a um sólido projeto de inclusão sociocultural, como meio de realizar sua missão: formar pessoas – para a vida, a família e a sociedade.

Serviço

Camerata de Violões do Guri no Masp

Regente: Pietro Carlo Corrêa

Data: 23 de agosto, domingo

Horário: 11h

Local: Grande Auditório do Masp – Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura