Cachorrada “invade” hospital e faz alegria de crianças com câncer

Terapia com animais no hospital estadual Darcy Vargas incentiva recuperação mais rápida e garante diversão para adultos e crianças

ter, 10/09/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

A rotina do hospital estadual Darcy Vargas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde especializada em assistência pediátrica, na zona sul da capital, muda todas as quartas-feiras. É quando cães das raças Basset, Shih Tzu, Golden Retriever e os tradicionais vira-latas percorrem saltitantes os corredores, fazendo a alegria das crianças internadas – parte delas em tratamentos contra o câncer – e dos familiares delas.

Paraná, Namour, Fred, Jolly, Chica, Daphnie, Raul e Lolla são do projeto Patas Therapeutas e fazem parte da Terapia Assistida por Animais. Das 14h às 16h, brincam com as crianças, proporcionando momentos de descontração e felicidade e, com isso, ajudando os pacientes a enfrentar o período de internação com mais disposição.

As atividades são elaboradas para promover a melhora da saúde física, social, emocional e o funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos pacientes. Mensalmente, o hospital infantil realiza cerca de 250 internações.

Os cães percorrem os setores de oncologia, nefrologia, hematologia e a clínica geral, acompanhados de voluntários. Mesmo não existindo contraindicação para a terapia, exceto para casos de pacientes em isolamento, os cães passam por um rigoroso protocolo de treinamento de comportamento e de saúde animal. São selecionados cães afetivos, que gostem de outras pessoas e de animais, com adestramento básico, higiene, vermífugos e vacinação em dia.

“A internação gera um grau de privação afetiva e estresse. Com a entrada dos cães, fazemos um contraponto, porque o animal serve de apoio emocional para quem está em recuperação”, diz a coordenadora da Comissão de Humanização do Darcy Vargas, Tereza Cristina Gonçalves Sarmento Barros.

Da Secretaria da Saúde