Cabine de fotos e jukebox levam arte interativa aos usuários do Metrô

Atividades gratuitas integram uma série de exposições interativas que estarão, até o dia 31 de março, nas estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim

dom, 03/03/2013 - 10h11 | Do Portal do Governo

A partir desta próxima segunda-feira, 4, duas atrações “retrô” prometem aguçar a curiosidade e interagir com o público que passar pelo Projeto Encontros. A estação Paraíso abrigará uma cabine antiga de fotos instantâneas, onde as imagens tiradas serão postadas nas redes sociais, e uma “jukebox”, na estação Corinthians-Itaquera, tocará canções que marcaram época desde os anos 1960.

As atividades são gratuitas e integram uma série de exposições interativas sobre inovação e tecnologia da arte que estarão em cartaz até o dia 31 de março nas estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim do Metrô.

Paraíso

A mostra “A Extensão do Olhar” traz um extenso painel com a linha do tempo da evolução da fotografia. Os visitantes poderão ver desde os modelos de câmeras clássicas, como Leica, Kodak e Polaroid, até fotografias instantâneas via Instagram e outras plataformas. As técnicas de funcionamento das câmeras analógicas e como é revelado um filme também compõem a exposição.

A diversão fica a cargo da “Foto Cabina”, uma cabine “retrô” de fotos instantâneas, na qual até quatro pessoas por vez poderão tirar uma sequência de quatro fotos e conferi-las posteriormente nas redes sociais oficiais do Projeto Encontros. A Foto Cabina funcionará de 4 a 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h.

Corinthians-Itaquera

A exposição “Aperta o Play!”, que aborda os avanços tecnológicos na reprodução de música, apresenta uma linha do tempo com a evolução da música desde os tempos do gramofone. Da fita cassete ao LP, do CD ao MP3 e os downloads pela internet, a mostra conta um pouco da relação das pessoas com a música.

Músicas nacionais e internacionais que marcaram épocas, desde a década de 60, também estarão expostas num painel divertido que vai fazer o visitante voltar no tempo. Essas mesmas canções poderão ser escutadas na jukebox, de 4 a 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 11 às 20h.

Artur Alvim

Já que o assunto é inovações tecnológicas, nas estações Paraíso e Artur Alvim, para a exposição Interferências, foram convidados seis jovens fotógrafos para transformar suas fotografias analógicas através da tecnologia digital. Partindo da digitalização de seus negativos, os artistas fizeram da imagem uma tela em branco, propondo novas cores, texturas, visões e recortes utilizando o computador como sua derradeira ferramenta expressiva.

Na estação Artur Alvim, as tecnologias analógica e digital são tema das imagens de Júlia De Luca, Patrícia C. Alegre, Paula Rúpolo e Sofia Boito. Já na estação Paraíso, quem expõe suas obras são Diogo de Nazaré e Súlia Folli.

Confira a programação

Do Metrô