Bloco do Guri desfilará em 12 cidades do interior de São Paulo

Ao todo, 348 alunos dos cursos de percussão, coral, violão e sopro apresentarão marchinhas e músicas próprias em centros culturais e praças

qua, 20/02/2019 - 12h42 | Do Portal do Governo

Para quem pretende cair na folia com os blocos de rua do interior de São Paulo, uma alternativa é seguir o Bloco do Guri. Formado por alunos e educadores do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, será apresentado em 12 cidades, entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março. As atividades são gratuitas.

Criado em 2011, o Bloco do Guri tem o objetivo de trabalhar a temática do Carnaval e suas influências populares junto aos alunos. Ao todo, 348 alunos dos cursos de percussão, coral, violão e sopro apresentarão marchinhas temáticas e músicas próprias do Bloco do Guri nos centros culturais e praças das cidades.

Todas as atividades são gratuitas

Projeto Guri: www.projetoguri.org.br

Parceiros locais: Prefeituras de Araçatuba, Buri, Cordeirópolis, Guará, Lençóis Paulista, Jaú, Palmital, Presidente Prudente, Rio Claro, São Luiz do Paraitinga, São Miguel Arcanjo e São Roque.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; WestRock; Bayer; Microsoft; ValGroup; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; Grupo GR; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (ou até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o Governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba aqui como contribuir.

Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa