Biofábrica é inaugurada no Estado com apoio da Investe SP

Unidade da Syngenta produzirá pequenas mudas de cana-de-açúcar chamadas de Plene

dom, 17/06/2012 - 12h17 | Do Portal do Governo

Com o apoio da agência paulista de atração de investimentos, a Investe SP, o Estado passou a sediar a partir da quarta-feira, 13 de junho, uma das maiores biofábricas do mundo. A Syngenta acaba de inaugurar, em Itápolis, cidade localizada a 365 quilômetros da capital, a primeira unidade destinada a produzir 3,6 milhões de mudas de cana-de-açúcar batizadas de Plene.

“A inauguração da biofábrica da Syngenta consolida o Estado de São Paulo como o maior polo sucroalcooleiro do País, responsável por 60% do setor, pelos principais institutos de pesquisa e também pela tecnologia de toda a cadeia”, afirma o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

A tecnologia Plene é inovadora e foi desenvolvida no Brasil pela Syngenta para simplificar o processo de plantio ao oferecer mudas tratadas contra doenças e pragas. As mudas têm aproximadamente 5 centímetros de comprimento e representam uma evolução em relação ao sistema convencional, em que a cana é plantada com mudas de 40 a 50 centímetros. O plantio é feito por meio de máquinas menores e mais leves que as convencionais, o que promove uma menor compactação do solo, além de reduzir o consumo de biodiesel e facilitar o plantio direto nessa cultura.

“Entendemos que os desafios para o aumento da produtividade são vários. Somente com a integração de tecnologias e conhecimento poderemos trazer à cana um salto produtivo e sustentável e a Plene é uma das respostas para isso”, diz o diretor global de cana-de-açúcar da Syngenta, Daniel Bachner. O potencial de receita da Plene é de US$ 500 milhões. “Trata-se de um dos principais projetos da Syngenta no mundo, e o mais importante em toda a América Latina”, completa Bachner.

Instalada em uma área de 480 mil m², a nova unidade resulta de um investimento de US$ 100 milhões e vai gerar 200 empregos diretos na região, chegando a 1,1 mil diretos e indiretos no período da safra. As 36 máquinas em operação atualmente produzem 400 toletes de Plene por segundo, prontos para plantio. A produção é automatizada, desde a limpeza da cana-de-açúcar até o corte dos toletes e a aplicação dos defensivos. Em função da receptividade e crescente demanda pela tecnologia, a Syngenta anunciou, durante o evento de inauguração, que planeja investir na duplicação da estrutura e da capacidade produtiva da fábrica.

A Investe São Paulo assessora a empresa desde maio de 2011 e articulou, junto à Secretaria Estadual de Logística e Transportes e à Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a construção de um acesso rodoviário à nova unidade. “Ao contribuir para que as empresas consigam realizar seus investimentos no Estado com sucesso, realizando a articulação entre o setor privado e o setor público, a Investe SP colabora para o aumento da competitividade da economia paulista”, explica o gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da agência, Wilson Soares.

Segundo o presidente da Investe SP, a instalação da fábrica em Itápolis dará um impulso na economia local. “O município possui IPRS 3, o que transforma o investimento da empresa em uma ferramenta de desenvolvimento para toda a população da região noroeste do Estado”, destaca. Elaborado pela Fundação Seade, o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) ordena os 645 municípios do Estado de São Paulo de acordo com três dimensões: renda, escolaridade e longevidade. Os municípios classificados no grupo 3 se caracterizam com nível de riqueza baixo, mas apresentam bons indicadores nas demais dimensões.

Da Investe SP