Biodiversidade é tema de exposição inédita na Estação Ciência

Nova mostra, criada pelo Museu de Zoologia da USP, apresenta acervo exclusivo em ambientação que faz referência ao crescimento urbano

ter, 26/06/2012 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência e o Museu de Zoologia, ambos da Universidade de São Paulo, abriram ao público na quinta-feira, 21, a exposição inédita “Biodiversidade: fique de olho!”, em comemoração ao aniversário de 25 anos da Estação Ciência e à realização da Rio+20.

Montada em uma área de 600 m², a nova exposição traz uma abordagem atual e ampla sobre a biodiversidade brasileira, incluindo elementos como animais, esqueletos, paineis, dioramas e maquetes.

O pano de fundo é o fato de o Brasil abrigar 20% de toda a biodiversidade do planeta e ao mesmo tempo estarmos em uma cidade que é maior metrópole do país e a 4ª do mundo, com 20 milhões de habitantes: como aliar crescimento, organização urbana e a preservação da biodiversidade? Assim, a roupagem cenográfica da exposição faz referências ao skyline do crescimento urbano e às placas de trânsito, mas seu conteúdo é o da biodiversidade.

Dessa forma, a proposta junta o caráter informativo e de alerta, levando o visitante a uma viagem divertida e colorida pelos biomas brasileiros e sua diversidade. O principal material utilizado é o OSB, compensado típico da construção civil que tem baixo impacto ambiental.

A mostra é composta por quatro módulos principais:

1) Explicando a biodiversidade: a dinâmica das transformações da vida na Terra com foco nos eventos passados relacionados à origem da diversidade da vida animal atual;

2) A biodiversidade hoje: a diversidade de vida animal nos principais biomas brasileiros;

3) A crise da biodiversidade: a atual perda de biodiversidade e sua associação às ações diretas e indiretas do ser humano sobre o planeta;

4) O trabalho do cientista: apresenta como é o trabalho de pesquisadores e museólogos e uma visão institucional do Museu de Zoologia da USP (MZ-USP).

A curadoria da exposição é da professora Dra. Isabel Landim e do museólogo Felipe Elias, ambos do MZ-USP, referência nos estudos de biodiversidade no Brasil e detentor do acervo exposto.

Da Estação Ciência