Bibliotecas promovem atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro

Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, instituições da Secretaria da Cultura do Estado, terão programação especial

qua, 28/10/2015 - 20h15 | Do Portal do Governo

Esta quinta-feira, 29 de outubro, será especial para as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Nesse dia, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida por marcar a fundação da primeira biblioteca do Brasil, a Biblioteca Nacional do Livro, em 1810. As bibliotecas prepararam uma programação especial para comemorar a data. Confiram:

Biblioteca de São Paulo

No dia 29, às 15h, os pequenos poderão se divertir com a atividade “Pintando o 7”, que propõe a criação de desenhos e histórias a partir de imagens do livro “A mão livre do vovô”, de Michel Gorski e Sílvia Zatz. Para adultos, a atividade “Entre Textos” convidará os participantes a explorar a estrutura de textos com assuntos sobre Pré-Modernismo e Modernismo. O encontro será no auditório, às 15h30.

No dia 30, sexta-feira, às 15h, a criançada participa da atividade Hora do Conto, com o livro de Estevão Marques “A Sopa Supimpa”. Às 16h30 começa o “Leitura ao pé do ouvido”, onde frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. No dia 30 será “A Paixão Medida”, de Carlos Drummond de Andrade.

No fim de semana é a vez dos programas de contação de histórias para bebês e crianças, que fazem muito sucesso na biblioteca. Sábado, ao longo da manhã e da tarde, ocorrem diversas sessões do Bebelê, atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos. Às 16h, o Hora do Conto traz Márcio Maracajá interpretando a história “O filho do ferreiro e a moça invisível” de Ricardo Azevedo.

Para conferir todos os horários, programas e mais informações, acesse o site da Biblioteca de São Paulo

Biblioteca Parque Villa-Lobos

No dia 29, às 15h30, a Biblioteca Parque Villa-Lobos apresenta, no programa “Entre Textos”, obra do escritor Fernando Sabino. Outra boa dica é o Clube de Leitura, que selecionou para a discussão do dia 30, às 15h30, a obra “O sol é para todos”, de Harper Lee. Logo em seguida, às 16h30, o “Leitura ao pé do ouvido”, programa que convida os frequentadores da biblioteca a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos traz trechos de “Vidas secas”, de Graciliano Ramos. Ainda na sexta-feira, às 15h30, temos Hora do Conto com a equipe da biblioteca, que trará para os pequenos a história “Contos de enganar a morte”, de Ricardo Azevedo.

E na Biblioteca Parque Villa-Lobos, aos sábados, também acontece o Bebelê em dois horários: 10h às 12h e 15h às 15h45. Para as crianças maiores teremos Hora do Conto Especial com interpretação em Libras no dia 31, às 16h, com “Meu Galo”, adaptação da música do cancioneiro popular por Elaine Sampaio e Thalita Passos.

Para conferir todos os horários, programas e mais informações, acesse o site da Biblioteca Villa-Lobos.

Serviço

Biblioteca de São Paulo
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 (Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul) – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2089-0800
Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas
Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br
Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

Da Secretaria da Cultura