Bibliotecas comemoram o aniversário de São Paulo com literatura, yoga e muita diversão

De sexta a domingo, o público poderá ouvir histórias, relaxar o corpo e a mente e jogar videogame e xadrez

seg, 21/01/2019 - 12h25 | Do Portal do Governo

No feriado do aniversário de São Paulo, as bibliotecas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado vão promover atividades especiais para os visitantes. A programação terá atrações para todas as idades e é gratuita. Não é necessário realizar inscrição, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Biblioteca de São Paulo

Na Biblioteca de São Paulo, o programa “Hora do Conto” é um momento de contação de histórias que estimula o hábito da leitura e a imaginação da criançada. No dia 25, às 15h, a Cia Ruído Rosa apresenta o conto “Histórias da Garoa”, baseado nas obras de Adoniran Barbosa, Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Já no sábado e domingo, os contos acontecem às 16h. No dia 26, a Cia Mapinguary apresenta “A Quase Morte de Zé Malandro”, de Ricardo Azevedo; e no dia 27, Paula Dugaich apresenta “Escubidu, a Boneca que Sabe Tudo”.

Os adultos também terão vez: no sábado, a BSP oferece aula de Hatha Yoga, com posturas e técnicas simples de alongamento, fortalecimento e equilíbrio, das 15h às 16h.

E para todas as idades, no sábado, 26, a BSP promove aulas de xadrez com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez), das 11h às 13h. Os participantes aprenderão as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, e poderão disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

No dia 25, às 13h, a “Hora do Conto” da BVL será especial, com o conto “Um passeio pela cidade de São Paulo”, de Iracema Cerdán Galvez, interpretado pelo Tricotando Palavras. No final de semana, a atividade acontece às 16h. No sábado, 26, a história “Dona Baratinha”, recontada por Ana Maria Machado, será apresentada por Mirella Estelles e Amarilis Reto; no domingo, 27, Chris Cruz e Bruna Brancati apresentam “A princesa de Jericoacoara”, recontado por Sílvia Salermo. Os dois contos terão interpretação em Libras.

Ainda no dia 25, às 16h, a Cia LaMínima se apresenta para a criançada com o espetáculo Radio Varieté, em que três artistas instalam uma parafernália tecnológica aparentemente obsoleta que, aos poucos, toma a forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais. Será uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência, que persiste na sua importância. Artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções que constroem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.

Dentro da programação permanente da Biblioteca, duas sugestões: no dia 25, o visitante de todas as idades poderá frequentar a Sala de Videogames, das 9h30 às 18h30. E, no sábado e domingo, das 10h30 às 11h15, a atividade “Lê no Ninho” estimula a iniciação à leitura das crianças entre 6 meses e 4 anos, em um espaço com livros lúdicos, tablets, contação de histórias e músicas.

Serviço

Biblioteca de São Paulo

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul) – São Paulo/SP
(11) 2089-0800
Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Entrada gratuita, acessibilidade no local
www.bsp.org.br

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
(11) 3024-2500
Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Entrada gratuita, acessibilidade no local
www.bvl.org.br

Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa