Biblioteca de São Paulo recebe o escritor Joca Reiners Terron para bate-papo no sábado

O poeta, prosador e designer gráfico foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2014

qua, 20/05/2015 - 12h28 | Do Portal do Governo

No sábado, 23 de maio, a Biblioteca de São Paulo (BSP) recebe o escritor Joca Reiners Terron, às 11 horas, no programa Segundas Intenções. No bate-papo, o autor vai falar da atual cena literária brasileira, além da sua produção em romance, poesia e dramaturgia. A mediação é do jornalista e crítico literário da Folha de S. Paulo Manuel da Costa Pinto.

Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2014, Joca Reiners Terron nasceu em Cuiabá, em 1968, e vive em São Paulo desde 1995. Estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e formou-se em desenho industrial na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Poeta, prosador e designer gráfico, foi editor da Ciência do Acidente, pela qual publicou a coletânea de poesias ‘Eletroencefalodrama’ (1998), o romance ‘Não há nada lá’ (2001) e o livro de poemas ‘Animal anônimo’ (2002). É autor também dos volumes de contos ‘Hotel Hell’ (2003), ‘Curva de rio sujo’ (2003) e ‘Sonho interrompido por guilhotina’ (2006).

Foi vencedor, em 2010, do prêmio Machado de Assis, na categoria Melhor Romance, com a obra ‘Do fundo do poço se vê a lua’. Lançou ‘Guia de ruas sem saída’ (2012), novela gráfica ilustrada por André Ducci. Assinou a dramaturgia de ‘Bom Retiro 958 metros’, peça da Teatro da Vertigem, companhia com histórico de experimentação em expressão e linguagem.

Em 2013, organizou a coleção Otra Língua, dedicada à publicação de autores hispano-americanos como Mario Levrero, Horacio Moya e Cesar Aira. Seu último livro é o romance ‘A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves’ (2013), finalista do Prêmio São Paulo de Melhor Livro no ano passado.

Segundas Intenções

O Segundas Intenções é um programa permanente mensal de bate-papo com escritores, realizado pela SP Leituras, com curadoria de Manuel da Costa Pinto.

Já participaram do evento, na Biblioteca de São Paulo, Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Fernando Bonassi, Marçal Aquino, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Fernando Morais, Reinaldo Moraes, Marcelo Rubens Paiva, Ferréz, Ruy Castro, Xico Sá, Daniel Galera, Adriana Calcanhotto, Luis Fernando Verissimo, Alice Ruiz, Marcelino Freire, Sérgio Vaz, José Miguel Wisnik, José Roberto Torero, Laurentino Gomes, Luiz Bras, Cristovão Tezza, Sérgio Rodrigues, Lourenço Mutarelli, Ricardo Azevedo, Martha Medeiros, Laerte Coutinho, Mauricio de Sousa, André Vianco, Liz Vamp e Lira Neto.

Serviço

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 (Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul) – São Paulo/SP

Telefone: (11) 2089-0800

Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

Confira a programação no site 

Da Secretaria da Cultura