Biblioteca de São Paulo comemora o Dia do Bibliotecário nesta sexta

Evento é destinado a bibliotecários e profissionais de biblioteca e conta com programação variada, incluindo palestras sobre bibliotecas vivas na África, voluntariado e contação de histórias

qua, 09/03/2016 - 20h18 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia do Bibliotecário – comemorado no próximo sábado, 12 de março -, o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas) oferecerá programação especial na Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado. Entre 9h e 12h da sexta-feira, 11, haverá contações de histórias e palestra sobre voluntariado com Valdir Cimino. O evento é destinado a bibliotecários e profissionais de biblioteca.

Às 9h30, o convidado internacional Toumani Kouyaté fará a contação de histórias Sumu ou l’arbe à palabres de griot, da cultura Djélis, povo africano considerado bibliotecas vivas dos povos malinkés, por serem protetores dos costumes, ritos, línguas e artes. Vivendo na França, ele é um artista completo: canta, dança, toca, conta histórias e é também fotógrafo, professor universitário e organizador de festivais em vários lugares da África, Canadá, Ásia e Europa, entre outros.

Em seguida, às 10h15, a BSP recebe a palestra Voluntariado, a educação da vontade. Promoção da leitura através do contador de histórias, com Valdir Cimino. A ideia é conscientizar o público sobre a importância do voluntariado, com base nos três Cs do método Viva e Deixe Viver: Consciência, Compromisso e Constância. Valdir Cimino é publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em Tecnologia de Ensino pela FAAP e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia São Paulo.

Encerrando a programação, às 11h15, Patrícia Raimundo realiza a contação O livro do futuro. Ela é contadora de histórias e voluntária da Associação Viva e Deixe Viver.

Para mais informações, acesse www.aprendersempre.org.br.

Serviço

Público-alvo: bibliotecários, profissionais de bibliotecas e estudantes.

Quando: 11 de março de 2016

Horário: das 9 às 12 horas

Onde: Biblioteca de São Paulo – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana (ao lado da estação Carandiru do Metrô) – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3155-5444

siseb@spleituras.org

Da Secretaria da Cultura