Banda Sinfônica recebe Nahim Marun em concerto no Memorial da América Latina

Pianista se apresenta pela primeira vez com a Banda Sinfônica do Estado, em concerto com entrada gratuita

ter, 16/10/2012 - 15h19 | Do Portal do Governo

O terceiro concerto da série Com-Vida da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, corpo artístico da Secretaria de Estado da Cultura, celebra o debut de Nahim Marun ao lado do grupo. A apresentação acontece nesta quarta-feira, 17 de outubro, às 20h30, no Memorial da América Latina, com entrada gratuita.

Premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e com uma vasta carreira acadêmica na área da música, Nahim Marun será o solista na peça Concerto Nº 1 para Piano e Banda Sinfônica, do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928-2007).

O programa faz ainda uma homenagem ao compositor santista Gilberto Mendes, que completa 90 anos. A peça “Ponteio” foi composta por Mendes e tem transcrição de João Victor Bota.

Encerrando o programa, uma transcrição de Leonard Bernstein (1918-1990) das Danças Sinfônicas, do famoso musical que foi sucesso na década de 60, “West Side Story”.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do país e, em 1997, conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e também estimula a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está gravada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e é administrada pelo Instituto Pensarte, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Marcos Sadao Shirawaka

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários festivais de música no Brasil – Campos do Jordão, Tatuí, Prados – Argentina e Áustria.

Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno e em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

Nahim Marun

Pianista de formação, concluiu mestrado em Performance no The Mannes College of Music de New York, doutorado em Música na Unicamp e pós-doutorado na Université Paris-Sorbonne. Seus principais mentores foram os pianistas Isabel Mourão (Brasil) e Grant Johannesen (EUA). Apresentou-se no Brasil, Estados Unidos, França e Itália, e recebeu diversos prêmios: Melhor Solista do Ano da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte); Diapason d’Or e o Prêmio Bravo! de Cultura – Melhor CD de Música Erudita de 2006 com “Villa-Lobos em Paris”. O CD “Violin Music in Brazil” foi selecionado entre os melhores do ano pela Iberian and Latin Music Society de Londres e obteve quatro estrelas na revista francesa Diapason.

Publicou o e-book “Revisão Crítica das Canções de Villa-Lobos” pela Editora Cultura Acadêmica e o livro “Técnica Avançada para Pianistas” pela Editora da Universidade Estadual Paulista – Edunesp. Foi membro do comitê científico do Congresso Internacional Performa-Clavis, em 2010 e 2012, e idealizou e apresentou a série Grandes Pianistas Compositores, na Rádio Cultura FM de São Paulo. Desde 1998, é professor de piano na Universidade Estadual Paulista – Unesp.

Serviço

Banda Sinfônica – Série Especial Com-Vida
Data e horário: Quarta-feira, 17 de outubro de 2012, às 20h30
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar – Av. Auro Soares de Moura Andrade, n° 664 – portão 13 – estacionamento portão 15 – Barra Funda – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3823-4600
Capacidade: 800 lugares
Censura: 10 anos
Duração: 60 minutos
Entrada franca

Da Secretaria da Cultura