Banda Sinfônica Juvenil do Guri se apresenta no Grande Auditório do Masp

Apresentação gratuita acontece neste domingo, 20, às 16h

sex, 18/09/2015 - 9h10 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 20 de setembro, às 16h, a Banda Sinfônica Juvenil do Guri se apresenta no Grande Auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital, com entrada gratuita. Sob a regência de Érica Hindrikson – atual diretora musical e regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, o grupo traz no repertório obras do inglês Gustav Holst (Primeira Suite militar), do australiano Percy Granger (Children’s March), do espanhol Isaac Albéniz (Córdoba, de cantos de España, op. 232), do norte-americano John Philip Souza (The White Rose March), do húngaro Béla Bartók (Romanian Folk Dances Sz.68) e do brasileiro Alexandre Travassos (Rapsódia Sefaradi).

A Banda Sinfônica Juvenil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nestas praças.

Criada em 2009 como Banda Sinfônica Infantojuvenil, recebeu nova denominação – Banda Sinfônica Juvenil – em 2012. Já se apresentou em Tatuí – Festival Coreto Paulista (2010), Salvador (2011), Santos (2010 e 2011), Mogi das Cruzes (2012) e em importantes espaços culturais da capital paulista, como a Sala São Paulo, o Grande Auditório do Masp, Tucarena e Biblioteca de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.gurisantamarcelina.org.br.

Repertório:
Percy Granger – Children’s March
Isaac Albéniz – Córdoba, de cantos de España, op. 232
J. Philip Souza – The White Rose March
Bela Bartok – Romanian Folk Dances Sz.68
Alexandre Travassos – Rapsódia Sefaradi
Gustav Holst – Primeira Suite militar

Érica Hindrikson – regente

Graduada em Composição e Regência pela Unesp, teve como professores os maestros Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Mario Benzecry, Naomi Munakata e Samuel Kerr, dentre outros. Trabalhou como regente assistente na Experimental de Repertório, Banda Sinfônica do Estado e no Coral Lírico do Teatro Municipal. Foi professora do CEM Tom Jobim, atual EMESP Tom Jobim. Em 2012, assumiu a direção musical e regência da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal. Já regeu a Jazz Sinfônica, Sinfônica de Ribeirão Preto e do Municipal de São Paulo, de Câmara Guayreña (Paraguai), Sinfônica de los Llanos Occidentales e de Lara (Venezuela), Sinfônica do Chile e o coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba.

Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. O objetivo é oferecer aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem. Com todo o suporte que o Guri oferece, os alunos e familiares encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a organização social Santa Marcelina Cultura administra dois programas de educação musical do Governo de São Paulo: o Guri, na capital, – com seus Grupos Infantojuvenis e a série Horizontes Musicais – e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) – com seus Grupos Jovens, Ópera Estúdio, Núcleo de Música Antiga e Camerata Aberta. Também foi responsável pelo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas edições 2009, 2010 e 2011. Tem como objetivo criar um ciclo virtuoso para a formação musical na Região Metropolitana de São Paulo, integrado a um sólido projeto de inclusão sociocultural, como meio de realizar sua missão: formar pessoas – para a vida, a família e a sociedade.

Serviço

Banda Sinfônica Juvenil do Guri em São Paulo
Data: Domingo, 20 de setembro
Horário: 16h
Local: Grande Auditório do Masp – Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Da Secretaria da Cultura