Bancos de sangue precisam de doações para garantir estoques no Carnaval

Estoques estão em patamar crítico, sobretudo para O-, O+ e B-; a regularidade do abastecimento é fundamental para ajudar a salvar vidas

ter, 18/02/2020 - 20h10 | Do Portal do Governo

Os bancos de sangue são impactados durante o Carnaval, com a redução de doações devido a viagens e festejos. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde solicita a todos que aproveitem essa semana para comparecer a um posto de coleta e apoiem a campanha de convocação de candidatos organizada pela Fundação Pró-Sangue.

Os estoques estão em patamar crítico, sobretudo para os fatores do tipo O-, O+ e B-, e a regularidade do abastecimento é fundamental para ajudar a salvar vidas.

Aos que aderirem à campanha, a dica é conferir antes os pré-requisitos de doação que se encontram disponíveis no site da Fundação Pró-Sangue. Há situações “pós-férias” que podem se apresentar como impedimento temporário, como ter feito viagens para certos países, estados ou cidades.

Além disso, recém-vacinados contra febre amarela devem aguardar pelo menos quatro semanas para doar sangue, a partir da data de vacinação. Pessoas que já se imunizaram em anos anteriores podem fazer a doação, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde. Aos que precisam tomar a vacina, a dica é fazer a doação antes de procurar um posto de imunização.

Aqueles que optarem por doar durante o feriado podem consultar o horário dos postos, que funcionarão em esquema especial durante o Carnaval (confira programação abaixo).

Mais informações sobre o funcionamento dos postos de coleta estão disponíveis em www.prosangue.sp.gov.br ou pelo Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Atendimento das unidades de coleta no feriado:

24 de fevereiro, segunda-feira
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Mandaqui: das 8h às 16h30
Posto Osasco: das 8h às 16h30
Posto Stella Maris: das 8h às 16h
O funcionamento do posto Barueri está em definição e o do Instituto Dante Pazzanese estará fechado.

25 de fevereiro, terça-feira (Carnaval)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Os postos de Barueri, Osasco, e dos hospitais Dante Pazzanese, Mandaqui e Stella Maris estarão fechados na data.

26 de fevereiro, quarta-feira (Quarta-Feira de Cinzas)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Mandaqui: das 13h às 16h30
Posto Osasco: das 13h às 16h30
Posto Stella Maris: das 8h às 16h
O funcionamento do posto Barueri está em definição e o do Instituto Dante Pazzanese estará fechado.

Da Secretaria da Saúde