Banco de Sangue do Hospital do Servidor tem atividades especiais na Semana do Doador

Além da distribuição de brindes, doadores poderão deixar mensagens em um cartaz sobre a importância do gesto de solidariedade que pode salvar vidas

ter, 24/11/2015 - 13h17 | Do Portal do Governo

Para incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, o HSPE, vinculado ao Iamspe, faz parte, entre os dias 23 e 28 de novembro, da Semana Nacional do Doador de Sangue.

Nesta edição, além de uma série de atividades recreativas com distribuição de brindes, o voluntário poderá deixar mensagens em um cartaz, sobre a importância desse ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas em apenas 15 minutos.

Para doar, basta comparecer no Banco de Sangue, das 7h30 às 17h, com um documento de identidade original com foto. O acesso é pela Rua Pedro de Toledo, nº 1.800, na capital.

O doador deve estar em boas condições de saúde, alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedem a coleta e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 kg. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

Gestantes ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.

Antes da doação, todos passam por uma entrevista, para dar mais segurança ao doador e às pessoas que receberão o sangue. Por isso, é importante que as respostas sejam sinceras. Tudo é mantido em sigilo.

Do Iamspe