Avião com 8,6 milhões de doses da Vacina do Butantan decola a caminho de SP; acompanhe

Portal do Governo de São Paulo traz mapa interativo com informações de rota de aeronave que desembarca nesta quarta, às 23h30, em Campinas

ter, 02/02/2021 - 22h12 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan aguardam para quarta-feira (3), às 23h30, o voo que traz 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção local de mais 8,6 milhões de vacinas contra o coronavírus. A rota da aeronave que partiu da China pode ser acompanhada em tempo real pelo Portal do Governo de São Paulo, no link https://www.vacinaja.sp.gov.br/insumos/mapa/.

As informações do voo TAM9555, operado pela LATAM Cargo, são fornecidas pelo Flight Radar, o mais popular site de monitoramento de voos de aviação comercial de todo o mundo. O Boeing 777-32W saiu de Pequim às 21h30 (horário de Brasília) desta terça (2) com o carregamento da matéria-prima fornecida pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Butantan.

Esse é o primeiro lote de insumos que o Butantan recebe neste ano. A carga desembarca no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, e será suficiente para cerca de 8,6 milhões de doses que serão envasadas, embaladas e rotuladas na capital.

De acordo com o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima que chega nesta semana começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 25. Outra carga com 5,6 mil litros de IFA também chegará ao Brasil até o próximo dia 10, viabilizando a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.

As novas cargas permitem que mais 17,3 milhões de doses sejam entregues a partir do final deste mês. Em janeiro, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29, em cumprimento ao contrato que incluiu o imunizante no PNI (Plano Nacional de Imunizações).

A previsão do Butantan é que a produção local de vacinas contra a COVID-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas novas remessas de matéria-prima. O instituto ainda negocia o recebimento de mais 8 mil litros de IFA para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde. São 46 milhões de doses previstas até o final de abril e um adicional de 54 milhões de vacinas com prazo a definir. De todas as vacinas contra o coronavírus disponíveis no Brasil até o momento, 80% foram fornecidas pelo Butantan.

  • Veja imagens do embarque em Pequim: https://vimeo.com/507764232