Automedicação é tema de videoconferência do Iamspe

Internautas podem encaminhar perguntas durante a transmissão ao vivo, no dia 4 de julho

sáb, 29/06/2013 - 14h54 | Do Portal do Governo

“Os Problemas da Automedicação” é o tema da próxima videoconferência que o Programa Prevenir do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) transmitirá online no dia 4 de julho, das 10h às 11h.

A videoconferência terá a participação da médica Diva Leonor Corrêa Monteiro e da farmacêutica Raquel Queiroz de Araújo, ambas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Automedicação é a escolha e utilização de um medicamento por uma pessoa ou seu responsável, sem a orientação de um médico, para aliviar uma doença autolimitada ou seus sintomas. Esses medicamentos são aqueles sem tarja, ou seja, de venda livre nas farmácias ou drogarias.

“O que se vê na prática, muitas vezes, são medicamentos com tarja vermelha, sendo vendidos sem receita médica”, afirma a Dra. Diva. No Brasil, aproximadamente 80 milhões de pessoas se automedicam, segundo a Abifarma.

Entre os principais fatores que levam à automedicação estão a facilidade de encontrar farmácias, propaganda nos meios de comunicação, falta de informação sobre os riscos do uso de medicamentos, utilização de medicamentos prescritos em receitas antigas e recomendação de amigos e familiares.

Os medicamentos mais utilizados para automedicação são analgésicos, antitérmicos e antigripais. Nos idosos, além desses, aparecem também os antiinflamatórios, para sintomas digestivos e pulmonares, segundo a farmacêutica Raquel.

Para a dra. Diva, a consequência maior da automedicação é mascarar os sintomas de uma doença grave.

Aberta ao público, a videoconferência é transmitida ao vivo pelo endereço: http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/iamspe.

O sistema usa a Tec-Reg (Tecnologia para a Rede de Escolas do Governo), idealizada pela Fundap/Secretaria de Estado de Gestão Pública, para capacitar servidores estaduais à distância e compartilhar informações com o público externo.

Perguntas ao vivo poderão ser feitas pelo e-mail: fundap.vc@fundap.sp.gov.br.

Do Iamspe