Atividades culturais na Estação da Luz celebram o Dia da Língua Portuguesa

Música, teatro, poesia e oficinas gratuitas integram as ações educativas do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução

ter, 02/05/2017 - 19h50 | Do Portal do Governo

A Língua Portuguesa é a quarta língua mais falada do mundo (atrás apenas do mandarim, espanhol e inglês), com 261 milhões de falantes em todos os continentes. Para celebrar a herança cultural que une as pessoas que falam o idioma, o 5 de maio foi instituído como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Neste ano, a data ganha celebração especial no Brasil. O saguão da Estação da Luz será palco de apresentações gratuitas de música, teatro, poesia e oficinas artísticas entre os dias 4 e 6 de maio.

As atividades são promovidas pelo Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução. E, seguindo o espírito que consagrou o Museu, as ações reúnem tecnologia, interatividade, envolvimento do público e a relação do espaço e da Língua com a cidade e com o ambiente urbano.

Haverá desde uma instalação sonora com os ruídos produzidos na estação até vídeo mapping com frases já famosas nas ruas de São Paulo, passando por atividade poética com cartazes “lambe-lambes”, show da dupla de embolada Caju e Castanha, apresentação de DJ e roda de conversa com escritores.

A programação reúne artistas que atuam com a palavra como ponto central de seus trabalhos nesse marco histórico da cidade, por onde passam milhares de pessoas diariamente, e onde são criadas diariamente novas palavras e histórias. Nesse sentido, a seleção de artistas de distintas formações, linguagens e regiões promove uma experiência de diversidade que tem a estação como ponto de encontro

A programação cultural é uma realização dos parceiros da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, com o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Consulado Geral de Portugal – São Paulo. O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

De acordo com o Power Language Index, ranking do Fórum Econômico Mundial divulgado no fim de 2016, o Português é um dos dez mais valiosos do mundo para participação na economia, intercâmbio cultural, capacidade de diálogo, turismo, imigração, entre outros critérios. Nas últimas duas décadas, segundo estudo do Observatório da Língua Portuguesa, tem ganhado ainda mais força como resultado da integração da comunidade lusófona, formada pelo Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Moçambique e Timor Leste.

Serviço

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Dias 4, 5 e 6 de maio (de quinta a sábado)
Estação da Luz – Praça da Luz, 1 – São Paulo/SP
Grátis

Programação

4 de maio
Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h
Microrroteiros da cidade – 11h às 17h
Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h
Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti  – 17h
Show Caju e Castanha – 18h às 19h
Linhas Cruzadas – Projeção Mapeada interativa – 18h

5 de maio
Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h
Microrroteiros da cidade –  11h às 17h
Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h
Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti  – 17h
Encontro com a música e a poesia – Sarau do Binho – 18h

6 de maio
Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h
Microrroteiros da cidade – 11h às 17h
Bate-Papo “Escrever a cidade”  – 11h
Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti  – 12h
Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h
ABC do Som – DJ Paulão – 16h

Saiba mais sobre a programação cultural

Contrasom – Instalação Sonora com André Damião: Conhecemos bem a experiência da visão na contraluz, ver algo de um ponto oposto àquele em que a luz incide. Na instalação sonora montada na Estação da Luz, André Damião propõe uma perspectiva sobre o som e a palavra em um espaço oposto ao qual os sons do cotidiano da estação incidem; ouvir o som dos trens, dos passantes, dos avisos em contrasom. Intervenções acontecerão por meio de performances, e a instalação será alimentada por elementos do espaço.

Microrroteiros da cidade com Laura Guimarães: Microrroteiros são pequenas histórias escritas por Laura Guimarães e coladas nas ruas na forma de lambe-lambes coloridos, que descrevem cenas inspiradas no cotidiano das cidades e acontecimentos da vida diária. A proposta é estimular a imaginação de repente, no meio do caminho. O público da Estação da Luz será convidado a ler e imaginar microrroteiros e, a partir daí, criar suas próprias histórias em lambe-lambes, para que sejam inseridas nos painéis dispostos em frente à Estação da Luz. Como um grande painel coletivo, formado de distintas histórias de diferentes pessoas. O objetivo é trazer à tona a criatividade e, principalmente, despertar esse olhar que observa o entorno, que reconhece as histórias que acontecem o tempo todo à nossa volta, que se reconhece na história do outro.

Show Caju e Castanha: Não existe no Brasil uma dupla como Caju e Castanha. Eles fazem embolada de improviso, em qualquer situação, e transitam entre todos os públicos. Há quarenta e dois anos , Caju e  Castanha estão na estrada, nas praças, nos palcos do Brasil e do mundo, fazendo a autêntica cultura popular nordestina e brasileira. Ecléticos, contagiam todo tipo de plateia, seja nas praças do Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo. Nesta apresentação, eles mostrarão um pouco de seu repertório e convidarão o público a participar também.

Encontro com a música e a poesia – Sarau do Binho: O Sarau do Binho acontece há mais de 15 anos na Zona Sul de SP. É um encontro de pessoas ligadas às várias linguagens culturais – poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores, entre outros – realizando vários projetos voltados ao incentivo à leitura, à criatividade e a uma consciência crítica. Para essa ocupação o Sarau do Binho traz textos, música e poesia e, com o microfone aberto, convida o público da estação a participar.

Bate-Papo – Escrever a cidade, com Roberto Taddei e Joca Terron: Os escritores paulistanos Roberto Taddei e Joca Terron, autores de livros como “Existe e está aqui e então acaba” e “Noite dentro da noite”, respectivamente, propõem um bate-papo sobre como a cidade é representada no trabalho de alguns escritores contemporâneos. A conversa se inicia no saguão da Estação da Luz e segue pelo bairro do Bom Retiro, finalizando na Casa do Povo. Os participantes poderão utilizar fones de ouvido durante o bate-papo.

Linhas Cruzadas – Projeção Mapeada com Lina Lopes: A partir de uma mesa com livros abertos e frases escritas com tinta condutiva, o público será convidado a interagir com projeções de grandes dimensões dentro da Estação da Luz. As pessoas tocam as frases nos livros e elas aparecem nas projeções, ecoando e fluindo pelo espaço. As frases foram colhidas da paisagem urbana da cidade como “mais amor por favor” e “trago seu amor de volta em 3 dias”. A ação será comandada pela artista e designer em mídia digitais Lina Lopes, que atua com projetos de vídeo mapping, interatividade e luminotécnica.

Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro: O Grupo 59 de Teatro encena trechos das obras “Histórias de Alexandre”, de Graciliano Ramos, e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.  As cenas buscam uma forma de comunicação com os espectadores por meio de um jogo-brincadeira de contação de histórias, apoiado na palavra e no trabalho corporal dos atores, para tecer uma colcha de retalhos onde contar, cantar e dramatizar entrecruzam-se e criam uma poética própria. A apresentação faz parte de um projeto de pesquisa realizado pelo Grupo 59 que tem como objetivo levar ao palco obras de grandes autores de língua portuguesa direcionadas ao público infanto-juvenil, preservando o texto original e colaborando para a difusão da nossa cultura literária.

ABC do Som – com DJ Paulão: No encerramento das celebrações pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa, o set do DJ Paulão traz a mistura que caracteriza a língua, com músicas de vários lugares do Brasil, Portugal e África, em diferentes ritmos, cantadas por falantes de português ou estrangeiros, combinando música e poesia.

Tania Reis: Atriz portuguesa residente em São Paulo, Tania Reis começou a atuar aos 7 anos na Companhia do Porto, Seiva Trupe, e participou de inúmeras montagens em Portugal e no Brasil. Em 2012 fundou a Companhia “as de fora”, que pesquisa a transposição da prosa para o palco. Em sua performance “Palavreando”, ela e os atores brasileiros Daniela Mota e Vitor Meneghetti adentram no universo da Prosa e Poesia de três autores: o português Fernando Pessoa, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa.

Da CPTM