Atendimentos por problemas respiratórios no HSPE aumentam no outono

Iamspe alerta para doenças que ocorrem na estação

ter, 25/03/2014 - 15h02 | Do Portal do Governo

Para enfrentar a mudança climática que se iniciou em 20 de março, com a chegada do outono, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (Iamspe), faz um alerta para as doenças respiratórias, alérgicas e inflamatórias que ocorrem no período.

A nova estação vem para amenizar as altas temperaturas enfrentadas durante o longo período de verão. No entanto, a baixa umidade do ar continua no outono, onde a incidência de problemas respiratórios são maiores e a atenção com os pacientes crônicos deve ser redobrada.

Com isso, a previsão de aumento no número de atendimentos e internações no HSPE é de 40% por doenças como asma, gripe, laringite e pneumonia.

Segundo a diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório, Vera Castellano, para minimizar os efeitos desse período no organismo, é necessária uma boa hidratação – ingerir água, chás ou sucos naturais constantemente -, além de evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar as mãos e manter os ambientes umidificados.

Os pacientes que fazem tratamento para asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou outras devem ficar atento a qualquer piora dos sintomas respiratórios. Caso isso ocorra, devem procurar atendimento médico imediatamente.

A congestão nasal também costuma ocorrer com maior facilidade no outono, já que o nariz está obstruído, dificultando a respiração e o sono.

A diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório, Vera Castellano, indica a hidratação nasal e inalação com soro para solucionar ou diminuir o problema.

“Líquidos como água e chás também são aconselhados. Já bebidas com cafeína não devem ser ingeridas, pois secam a mucosa nasal e, em alguns casos, agravam a congestão. O uso de descongestionantes nasais não é indicado”, finaliza.

A prevenção e os cuidados indicados minimizam os efeitos desse período e devem ser mantidos até o final da estação.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe