Artistas de Mauá grafitam muro da CPTM com tema ambiental

O trabalho será realizado neste fim de semana, 6 e 7, e concluído na segunda-feira, 8, dia do aniversário da cidade

sex, 05/12/2014 - 9h06 | Do Portal do Governo

O muro da CPTM nas proximidades da Estação Capuava, na Linha 10-Turquesa, ganhará um painel de grafite com 90 metros de extensão. O trabalho será realizado neste fim de semana, 6 e 7, e concluído na segunda-feira, 8, dia do aniversário de Mauá, que completa 60 anos.

A intervenção, que será executada na altura do nº 2.318 da Avenida Doutor Alberto Soares Sampaio, será realizada por um grupo de 20 artistas moradores do Grande ABC, coordenados pelo artista plástico Boné Graffitti, natural de Mauá.

O grafite terá a questão ambiental como tema, sendo alusivo à Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá [ETE], que está sendo construída pela Odebrecht Ambiental em frente ao muro da CPTM. O desenho do muro será replicado na torre da ETE, criando um elo entre os dois lados da via.

A ação tem por objetivo contribuir para revitalizar o espaço, ressaltando a importância da despoluição dos córregos e do rio Tamanduateí, que nasce em Mauá e corre paralelamente aos trilhos da CPTM.

A Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto de Mauá, patrocina a iniciativa que celebra a inauguração da ETE, que propiciará o tratamento de 100% do esgoto coletado no município a partir de janeiro de 2015.

Com essa ação, a CPTM, a Prefeitura de Mauá e a Odebrecht Ambiental esperam reforçar a importância da preservação dos recursos hídricos da cidade, conscientizando e motivando a população para a mudança de hábitos e preservação do meio ambiente.

O tema

Os artistas escolheram como tema a natureza, enfatizando a importância dos recursos hídricos para a cidade, com a preservação das nascentes. Figuras como animais, árvores, plantas, reunião de famílias e imagens de água ilustrarão o painel a céu aberto.

Sobre os artistas

Organizados em crews (tripulação, em inglês), o grupo de 20 artistas da região do ABC é coordenado por Eduardo dos Santos Montebello, da Mauá Pra Vida – MPV Crew.

Boné Graffitti, como Eduardo gosta de ser chamado, iniciou seus trabalhos com grafite em 1996 e se tornou um dos primeiros a utilizar a técnica da aerografia em comércio na cidade de Mauá, numa época em que a propaganda era só escrita. Boné já realizou grandes eventos de repercussão positiva junto a CPTM, oferecendo à cidade painéis de grafite elaborados por diversos artistas da região.

Da CPTM