Arquivo Público oferece curso sobre uso de documentos de arquivo na sala de aula

O curso é gratuito e direcionado a alunos de graduação dos cursos de História e áreas afins; as inscrições terminam no dia 4 de março

qua, 25/02/2015 - 20h02 | Do Portal do Governo

Já estão abertas as inscrições para a oficina “O Uso de Documentos de Arquivo na Sala de Aula” no Arquivo Público do Estado de São Paulo. O curso é gratuito e direcionado a alunos de graduação dos cursos de História e áreas afins, regularmente matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

A oficina será realizada duas vezes por semana e tem como objetivo proporcionar aos participantes atividades práticas baseadas na utilização de documentos de arquivo em sala de aula. Serão discutidas experiências em torno da documentação do acervo sob guarda do Arquivo Público e as possibilidades de trabalho com fontes documentais em sala de aula.

As aulas abordarão temas como: História e funções atuais de Arquivos Públicos; patrimônio histórico-documental; ensino de História e sequências didáticas; documentos textuais, iconográficos, cartográficos e periódicos como recurso pedagógico.

Elas serão ministradas por Andresa Barbosa, diretora do Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Arquivo Público e Mestre em História Social pela PUC-SP; Stanley Plácido, servidor do NAE e Mestre em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; e Vânia Ventura, também servidora do NAE, Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e professora universitária das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP).

O curso, coordenado pelo Núcleo de Ação Educativa do APESP, conta com 50 vagas e tem carga horária de 60 horas. Os critérios para seleção dos candidatos são: maior número de semestres cursados e maior idade.

O resultado com a lista dos selecionados e os classificados em lista de espera estará disponível no site do Arquivo Público a partir do dia 6 de março.

As inscrições terminam no dia 4 de março. Para outras informações acesse o edital da oficina ou entre em contato através do e-mail oficinasnae@arquivoestado.sp.gov.br

Do Arquivo Público do Estado de SP