Arquivo Público lança primeira edição de sua nova revista

De periodicidade semestral, a publicação online do Arquivo Público do Estado de São Paulo está disponível para qualquer tipo de tela, como smartphones, tablets e outros dispositivos

sex, 23/10/2015 - 9h15 | Do Portal do Governo

A nova ‘Revista do Arquivo’, antiga ‘Histórica’, apresenta formato e conteúdo editorial renovados a partir desta semana.

De periodicidade semestral, a publicação online do Arquivo Público do Estado de São Paulo agora possui layout responsivo, isto é, está disponível através de um site adaptado para qualquer tipo de tela, em especial smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Nesta primeira edição de sua nova fase, a publicação traz um especial sobre Morgado de Mateus, com uma série de artigos científicos sobre o seu governo em São Paulo, contribuições ao estudo da língua portuguesa no Brasil, além de descrever os tratamentos desenvolvidos no projeto de conservação e restauro de sete obras expostas na mostra “Em nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo”.

O artigo da professora Heloísa Belloto, doutora em História pela Universidade de São Paulo, apresenta um roteiro de como o jovem historiador, estudantes e pós-graduandos devem realizar uma pesquisa.

Na seção “Prata da Casa”, são mostrados os trabalhos de paleografia e dos profissionais do laboratório de conservação e restauro da instituição, que recuperaram 44 documentos para a exposição sobre o período colonial.

Em “Intérpretes do Acervo”, são divulgados estudos produzidos por pesquisadores com base no acervo do Arquivo Público. Nesta edição, são apontados os enfoques dados por historiadores, arquivistas e filólogos em suas pesquisas e as interfaces percebidas com a disciplina de arquivo e filologia.

A seção “Imagens de uma Época” difunde elementos iconográficos do acervo, e na nova revista exibe os “Vestígios Cartográficos do Século XVIII”.

Segundo Marcelo Chaves, diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público, a mudança de nome e o reinício da numeração inauguram uma nova fase e um novo ciclo de publicações no APESP. “Vamos potencializar a revista, divulgar as atividades e produção do conhecimento realizados na instituição, tornando-a mais plural e aderente ao nosso perfil e difundindo a ciência arquivística”, diz.

O conselho editorial conta com pesquisadores ilustres e pretende incorporar profissionais e intelectuais que refletem sobre a área de arquivos. Outra novidade é que agora todos os artigos podem ser baixados em pdf, não sendo mais necessário fazer o download da revista inteira.

Acesse aqui a Revista do Arquivo nº 1

Do Arquivo Público do Estado