Arquivo Público lança documentário para comemorar 30 anos do Saesp

Documentário é baseado em ampla pesquisa e depoimentos de profissionais e estudiosos que colaboraram na instituição e implementação do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo

ter, 24/11/2015 - 16h38 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou na última semana o documentário ‘Arquivos e Democracia: 30 anos do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – Saesp (1984-2014)’.

A exibição do longa metragem foi realizada no auditório do Apesp e contou com a presença de 180 pessoas, entre servidores públicos da instituição, membros das Cadas (Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso), SICs (Serviços de Informação ao Cidadão) e Arquivos e Protocolos da Administração Estadual Paulista. Também estiveram presentes profissionais que participaram do documentário como Ana Maria de Almeida Camargo (USP), Heloísa Bellotto (USP), Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli (Ministério Público Estadual) e Neire do Rossio Martins (Unicamp).

A diretora do DGSaesp (Departamento de Gestão do Saesp), Ieda Pimenta Bernardes, abriu o evento ressaltando o motivo da produção do documentário. “Queremos rememorar não por nostalgia do passado, mas para renovar os nossos ideais e nos prepararmos para os desafios atuais e futuros”, declarou.

Com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o processo de formulação e implantação da política estadual de gestão documental a partir da instituição do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – Saesp pelo Decreto nº 22.789, de 19 de outubro de 1984, o documentário apontou suas correlações com a construção do regime democrático nos últimos 30 anos.

Trata-se de um registro histórico, com base em ampla pesquisa e coleta de depoimentos de profissionais e estudiosos que colaboraram ativamente tanto na elaboração do decreto que instituiu o Saesp, quanto em todo o processo de sua implementação na administração estadual.

O resgate dessa trajetória de três décadas do Saesp confirma a importante participação do Arquivo Público do Estado na construção de uma administração pública mais transparente, eficiente e responsável.

Assista o documentário na página do Arquivo do Estado no YouTube

Do Arquivo Público do Estado