Arquivo Público do Estado tem exposição virtual sobre a Segunda Guerra

Com uma abordagem multidisciplinar, a exposição traz análises da linguagem utilizada tanto nos discursos de Getúlio Vargas como na mídia impressa, influenciada pela propaganda de guerra norte-americana

qui, 30/10/2014 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo hospeda em seu site a exposição virtual ‘Segunda Guerra em Revista’. Utilizando artigos de revistas e jornais da época e alguns documentos de acervo, a exposição fornece um interessante panorama sobre a Segunda Guerra e suas consequências no Brasil e no mundo.

– Confira aqui a exposição virtual ‘Segunda Guerra em Revista’

A proposta da exposição é apresentar referências para o estudo do período do conflito, mais especificamente no Brasil. Os cincos ambientes que compõem ‘Segunda Guerra em Revista’ narram o início e o desdobramento do conflito, e completam o painel histórico sobre o período Vargas (1930-1945), iniciado com a exposição ‘Charge, Caricatura e Política – 1930 a 1937’.

Com uma abordagem multidisciplinar, a exposição traz análises da linguagem utilizada tanto pelos discursos de Getúlio Vargas como pela mídia impressa, influenciada pela propaganda de guerra norte-americana. O visitante poderá encontrar diversos artigos extraídos de revistas e jornais do acervo APESP, como Hoje, Economia, Em Guarda e A Guerra Ilustrada, bem como documentos – alguns prontuários do DEOPS de judeus perseguidos.

As exposições virtuais do Arquivo Público do Estado de São Paulo são dirigidas ao público em geral, mas com uma atenção particular aos professores, com o objetivo de incentivá-los a desenvolver atividades pedagógicas utilizando documentos históricos. Além das informações históricas, a exposição também oferece aos professores sugestões de atividades pedagógicas baseadas no assunto.

Do Arquivo Público do Estado de SP