Arquivo Público do Estado recebe doação de acervo fotográfico de Mario Covas

Cerimônia de doação aconteceu no Palácio dos Bandeirantes

sex, 02/12/2016 - 21h19 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 2, da entrega do acervo Mario Covas ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. O banco de imagens pertencente à empresa A2ad estará disponível no site do Arquivo Público e disponível à população.

“Foi uma importante doação para o Estado, um arquivo com grande valor histórico, de um período muito inovador, não só das finanças do Estado, mas de inovação na administração pública paulista. E Mario Covas é sempre fonte de inspiração. Foi homem coerente, corajoso, humilde e com um enorme senso justo”, comentou Alckmin.

O acervo reúne mais de 250 mil imagens correspondentes às atividades dessa importante liderança política nacional. Entre seus registros estão a gestão de Mario Covas à frente da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, campanhas políticas e fotos do arquivo pessoal e familiar.

Todo este material foi digitalizado e, juntamente com o acervo físico tratado, foi doado pela A2ad Comunicação ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Além de preservar o patrimônio documental através de tratamento específico, como controle de temperatura e umidade adequados para este tipo de acervo, o Arquivo Público do Estado disponibiliza a qualquer cidadão a consulta gratuita à documentação, na sede da instituição ou pela internet.

A exposição e a doação do acervo Mario Covas é um projeto de iniciativa da A2ad com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ProAc) e da AES Eletropaulo.

Sobre o acervo

O acervo contempla três fundos: Fundo Pessoal Angelo Perosa, arquivo do fotógrafo Angelo Perosa, que atuou nas campanhas estaduais do candidato de São Paulo em 1994 e 1998; Fundo Assessoria do Governador Mario Covas (1995 a 1998), com materiais fotográficos que eram distribuídos a diversos veículos de comunicação e que também alimentavam a primeira versão do site do Governo de São Paulo; e Fundo A2 Comunicação, com a cobertura fotográfica produzida no segundo mandato de Mario Covas como governador de São Paulo (acervo de 1998 a 1999).

O acervo também possui a Coleção Prefeito Mario Covas (SP), referente à Prefeitura de São Paulo entre 1983 e 1985. Este conjunto contém o material de cobertura fotográfica feita durante o mandato de Mario Covas como prefeito “biônico” da cidade de São Paulo, denominação utilizada no contexto da ditadura militar, no qual o prefeito era indicado pelo poder executivo.

Exposição – Acervo Mario Covas

Quando: 2 de dezembro de 2016 a 2 de abril de 2017, de terça a domingo, das 10h às 16h – é necessário portar documento com foto
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo/SP
Para mais informações, acesse: www.acervo.sp.gov.br/visite.html

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Núcleo de Comunicação
(11) 2089-8124 / 8182
comunicacao@arquivoestado.sp.gov.br