Arquivo Público do Estado participa da 3ª Semana Nacional de Arquivos

Semana Nacional é uma temporada de eventos que ocorrem nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo o país

ter, 21/05/2019 - 9h16 | Do Portal do Governo

Entre os dias 3 e 7 de junho, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) realiza quatro eventos que fazem parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa. O tema desta edição, proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos, é Desenhando Arquivos.

A Semana Nacional é uma temporada de eventos que ocorrem nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo o país com o objetivo de promover a cultura, aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos.

A data escolhida para a realização é a semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho. O Apesp participa desta iniciativa com quatro eventos nas áreas de fundamentos da arquivologia, gestão documental e o acesso à informação, acessibilidade e tecnologia da informação.

No dia 3 de junho, acontece no auditório do Apesp o Seminário “Arquivística: fundamentos e formação profissional”, que irá apresentar um panorama de princípios fundamentais da arquivologia, colocando em discussão as diferentes abordagens das escolas do pensamento arquivístico e seu impacto no processo de formação e atualização dos profissionais da área.

Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Memorial da Inclusão, o Apesp promove, no dia 4 de junho, Oficina “Acessibilidade em documentos de arquivo”. Voltado para profissionais de arquivos e instituições congêneres, este curso visa qualificar o atendimento aos pesquisadores com deficiência, discutindo as diversas possibilidades de acessibilizar documentos de arquivo.

A Oficina “Acessibilidade em documentos de arquivo” será das 14h30 às 17h, na sede do Memorial da Inclusão.

No terceiro dia da Semana, 5 de junho, o Apesp e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizam o “21º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação”, em Araraquara (interior paulista). Voltado para servidores municipais, este encontro tem o objetivo de oferecer às Prefeituras e Câmaras Municipais paulistas fundamentos legais e técnicos para a criação de Arquivos Públicos Municipais, para a implementação de políticas municipais de gestão documental e para a difusão e o efetivo cumprimento do direito de acesso à informação pública.

Já no dia 7 de junho, o Apesp encerra a 3ª Semana Nacional de Arquivos participando do Seminário “Transparência e Memória”. Organizado pela Rede de Arquivos, formada pelas instituições arquivísticas mais importantes do Estado de São Paulo, o seminário tem o objetivo de promover o debate sobre os avanços da tecnologia, a instituição da Lei de Acesso à Informação e suas respectivas consequências para o cotidiano dos arquivos.

Os eventos promovidos ao longo da semana pelo Apesp são realizados com apoio e parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Memorial da Inclusão, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Senado Federal, Ministério Público, Câmara Municipal de Araraquara, Câmara Municipal de Limeira e, também, a Rede de Arquivos de São Paulo (Redarq-SP).

Para mais informações e inscrições para estes eventos, acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/semana_nacional_arquivos.

Serviço

3ª Semana Nacional de Arquivos “Desenhando Arquivos”
Data: 3 a 7 de junho de 2019
Inscrições, informações e programação completa: arquivoestado.sp.gov.br/semana_nacional_arquivos

Do Arquivo Público do Estado