Apostila grátis do IB orienta como evitar prejuízos com as formigas-cortadeiras

Material do Instituto Biológico trata do manejo destes insetos, capazes de provocar grandes prejuízos econômicos na agricultura

ter, 05/02/2019 - 9h08 | Do Portal do Governo

O controle das formigas-cortadeiras, tanto no meio rural quanto nas cidades, é o tema da apostila gratuita do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O material, que pode ser baixado aqui, orienta sobre o manejo destes insetos, capazes de provocar grandes prejuízos econômicos na agricultura.

As formigas?cortadeiras são seletivas, de modo que algumas espécies de vegetais não são cortadas, sendo que elas dão preferência pelo corte de plantas exóticas. No Brasil, ocorrem nove espécies de saúvas e 21 espécies de quenquéns, sendo que a distribuição de algumas delas restringe?se apenas a alguns Estados. Distinguem?se facilmente as formigas saúvas das quenquéns pela sua morfologia e pelo aspecto dos ninhos.

“Na área rural, causam danos em diferentes culturas, podendo ser um empecilho para o início de uma nova plantação, uma vez que muitas plantas morrem após o corte, especialmente quando são atacadas enquanto mudas”, afirmam os autores Ana Eugênia de Carvalho Campos e Francisco José Zorzenon, pesquisadores da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas do Instituto Biológico.

Do Instituto Biológico