Aplicativos do Detran.SP ultrapassam 1 milhão de downloads

Disponibilizados nas plataformas Android e iOS, os apps trazem simulado da prova teórica de direção e serviços gerais do Departamento de Trânsito

ter, 14/07/2015 - 18h10 | Do Portal do Governo

Os aplicativos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) criados para tornar mais fácil para o cidadão o uso dos serviços já foram baixados, juntos, mais de 1 milhão de vezes.

São dois apps para celulares e tablets nas plataformas Android e iOS: um com o simulado da prova teórica de direção e outro para os serviços gerais do Departamento de Trânsito, que somam 1.036.105 downloads.

O primeiro já teve 518.966 downloads (409.966 no Google Play e 109.000 na App Store), desde seu lançamento, em 15 de agosto de 2013. Agora, esse aplicativo traz uma boa novidade: pode ser acessado off-line, isto é, sem necessidade de conexão com a internet.

Já o app de serviços do Detran.SP foi lançado em 18 de setembro de 2013 e baixado 517.139 vezes (448.439 no Google Play e 68.700 na App Store). Atualmente, ele possibilita consultar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multas, pesquisar débitos e restrições de veículos, solicitar 2ª via da CNH e acompanhar os pedidos solicitados.

“De forma prática e rápida, os serviços de trânsito podem ser solicitados na palma da mão por meio dos aplicativos. O cidadão economiza tempo para resolver questões relacionadas ao veículo e a habilitação, sem precisar comparecer a uma unidade de trânsito”, afirma o diretor-presidente, Daniel Annenberg.

Além de ultrapassar a marca de 1 milhão de downloads, os aplicativos têm sido muito bem avaliados pelos usuários. Na loja do Google Play, os dois apps estão com nota 4,3 de uma máxima de 5,0. Já na App Store, as notas são ainda melhores: 4,5 estrelas (app de serviços) e 5 estrelas (app simulado) — neste caso, a maior pontuação também é 5.

Desde fevereiro deste ano, o cidadão que inicia o pedido da 2ª via da CNH pelo app pode autorizar o envio de notificações (push) sobre o andamento do serviço. Desta forma, será possível saber a data da emissão da CNH, fazer o rastreamento via Correios do documento até sua chegada ao endereço cadastrado.

A nova versão do app de simulado de prova teórica passou a oferecer a opção de rever e de refazer os dez últimos testes, salvar nos favoritos os 50 simulados mais recentes e consultar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além das apostilas de noções de primeiros socorros e direção defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O aplicativo oferece também a possibilidade de o aluno estudar as questões divididas por tema.

DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão.

Da Secretaria do Governo do Estado