Aplicativo SP Serviços já foi baixado 3,1 milhões de vezes

Lançado em junho do ano passado pelo Governo de São Paulo, a ferramenta tem como destaques os serviços do Poupatempo e Detran.SP

seg, 15/02/2016 - 9h12 | Do Portal do Governo

O SP Serviços, aplicativo com informações e serviços públicos de órgãos do governo paulista, já tem mais de 3,1 milhões de downloads desde o lançamento, em junho de 2015.

O programa reúne em um único local dezenas de aplicativos gratuitos destinados ao atendimento de quem precisa de serviços públicos. Com eles o cidadão pode se informar de forma fácil, pelo celular ou tablet, sobre atendimentos do Detran, Poupatempo, Metrô, CPTM, Corpo de Bombeiros e diversos outros órgãos.

Desenvolvido pela Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do Governo de São Paulo, o SP Serviços está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.

A oferta de serviços e informações de utilidade pública do governo via aplicativos faz parte da estratégia do estado de ampliar o acesso a informação e prestação de serviços públicos utilizando todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, por meio de canais eletrônicos, para facilitar a vida dos cidadãos.

Entre os destaques do SP Serviços estão três aplicativos que o Programa Poupatempo oferece à população. Com poucos cliques e navegação muito fácil e rápida, qualquer pessoa pode consultar taxas, prazos e documentos necessários para realizar os serviços e escolher a data e hora para ser atendido sem espera.

Um Guia completo com todas as informações sobre como tirar ou renovar documentos, um sistema fácil de agendamento e outro para busca de achados e perdidos. Quem agenda o atendimento para RG e CNH já recebe o link para saber os documentos necessários, e quem pesquisa o Guia de Serviços é direcionado para o agendamento ao final da consulta.

Também aparecem com destaque os aplicativos do Detran, que permitem consultas de multas, pontos na carteira e situação de veículos, além de um teste simulado para quem vai tirar a primeira habilitação e precisa se preparar para a prova.

O aplicativo do Metrô oferece mapas das estações e informações em tempo real sobre a situação das linhas que atendem a capital paulista. O da EMTU orienta sobre itinerários e localização das linhas de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.

Diversos outros serviços estão disponíveis nas áreas de habitação, finanças, transporte, educação, turismo, meio ambiente e utilidade pública. Entre os 30 aplicativos, há também games educativos, como o ‘SP X Dengue’, sobre o combate ao mosquito ‘aedes aegypti’ e o ‘Bem-te-vi’, programa educativo do Detran.SP em parceria com a Polícia Militar.

Outros aplicativos devem ser incluídos nas próximas semanas, como um programa interativo da Agência de Transportes do Governo de São Paulo (Artesp), que permite o envio de informações sobre a qualidade das estradas, e outro da Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp), onde o usuário poderá abrir e acompanhar pedidos e reclamações às concessionárias.

A Secretaria do Meio Ambiente também terá um aplicativo para denúncias ambientais, como queimadas, vendas de animais silvestres e empresas poluidoras. E a Cetesp terá um canal para agendamento de atendimentos.

Pelo SP Serviços também é possível consultar débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE), notas e frequência de alunos (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além obter informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado). No aplicativo da CDHU, é possível pedir a segunda via de boletos de financiamento imobiliário do programa habitacional paulista.

Os aplicativos reunidos no SP Serviços estão disponíveis nas lojas App Store e Google Play. Sempre que um novo aplicativo do Governo é criado, o SP Serviços exibe seu ícone com a identificação “novo”. Se o cidadão tiver interesse, é só clicar para fazer o download.

O SP Serviços ainda permite que o cidadão receba notificações dos órgãos do Governo, com mensagens relevantes de interesse público geral ou, até mesmo, mensagens personalizadas, para usuários autenticados, por exemplo, um alerta sobre o vencimento da CNH e do prazo para licenciamento de veículos, já disponíveis.

Como baixar o SP Serviços

Com o celular ou tablet em mãos, entre na loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e busque o ‘SP Serviços’. Baixe o programa e confira os serviços disponíveis. Mais informações no link www.spservicos.sp.gov.br.

Lista de aplicativos disponíveis no SP Serviços:

Poupatempo – Agendamento

Marque dia, hora e local para tirar seu RG ou CNH no Poupatempo, entre outros serviços.

Poupatempo – Guia de Serviços

Fornece informações detalhadas sobre os serviços disponíveis nos postos Poupatempo, como documentos necessários, taxas e prazos.

Poupatempo – Achados e Perdidos

Sistema de busca de documentos perdidos ou esquecidos nos postos Poupatempo.

Detran.SP

Facilita sua vida na hora de consultar informações como pontos na sua CNH, multas e restrições do seu veículo

PGE-SP

Canal rápido para consulta de débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado de São Paulo.

CPTM Oficial

Informações em tempo real sobre os trens metropolitanos de São Paulo, como mapas e horários.

Secretaria Escolar Digital

Professores e alunos da rede pública estadual, e seus responsáveis, podem acompanhar notas e frequência, entre outras informações da vida escolar.

Consulta GTA

Produtores rurais e fiscais do Estado podem consultar a autenticidade e validade da GTA, documento obrigatório no transporte de animais.

Simulado Detran-SP

Quem vai tirar a primeira habilitação no Estado de São Paulo pode testar seu conhecimento sobre o conteúdo estudado nas aulas teóricas.

Metrô de São Paulo Oficial

Guia prático com informações em tempo real das linhas do Metrô paulistano, como mapas, estações, rotas e muito mais.

EMTU Oficial

Informações em tempo real sobre o itinerário e a localização das linhas de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.

Unidades Policiais de SP

Acesso fácil à localização de unidades policiais – por endereço ou a mais próxima de você – como delegacias, Corpo de Bombeiros, IML, Polícia Ambiental e Rodoviária.

Unidades Consulares

Disponibiliza o endereço completo de todas as unidades consulares e da Deatur – Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista – no Estado de São Paulo.

ESPIA AQUI

Visualize a situação das rodovias e travessias do Estado de São Paulo em fotos capturadas pelas câmeras de monitoramento do DER, Dersa e Concessionárias.

DER-SP

O cidadão pode acompanhar o status de recursos de multas do DER, processos de Penalidade de Advertência por Escrito e Defesa de Autuação.

SIC.SP

Você pode solicitar acesso a dados e informações públicas do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão (SIC), produzidas ou custodiadas pelo Estado, além de acompanhar o andamento do seu pedido.

CDHU

Gera boleto da última prestação ou de prestações em atraso de mutuários de imóveis financiados pela CDHU.

Acessa SP

Traz o endereço e os serviços disponíveis em cada um dos mais de 800 postos do programa de inclusão digital do Estado de São Paulo.

SP Global

Multilíngue, o app traz as últimas notícias do Governo do Estado de São Paulo voltadas para o público internacional.

SAP Sistema Ambiental Paulista

Confira os serviços oferecidos pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado.

Parques SP

Guia Virtual de apoio ao visitante com informações sobre os Parques Paulistas no âmbito do Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica.

Consulta PTV

Permite verificar a autenticidade e validade de uma PTV (Permissão de Trânsito Vegetal), documento obrigatório no transporte de vegetais.

Inclusão SP

Apresenta as principais ações e a história da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o mapa da deficiência no Estado de São Paulo.

SP x Dengue

De forma ilustrada e didática, reúne diversas informações sobre a doença, como sintomas e prevenção. O destaque é o jogo “Mate o mosquito”.

DeOlhoNaNota

Permite a leitura do QR Code do Extrato de Cupom Fiscal Eletrônico e do Danfe de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, validando a autenticidade dos documentos e exibindo os dados principais das compras registrados junto à Secretaria da Fazenda.

Atestado de Antecedentes

Cidadãos com RG do Estado de São Paulo podem emitir no celular ou tablet, e enviar por e-mail, Atestados de Antecedentes Criminais. Também podem, por meio da leitura de QR Code, verificar a autenticidade de um atestado já emitido.

Bombeiros SP

Permite verificar, por meio da leitura de QR Code, se a licença de segurança contra incêndios concedida pelo Corpo de Bombeiros para uma edificação está sendo utilizada dentro das condições aprovadas.

Parque Estadual Serra do Mar

Oferece dicas de turismo e esportes no Parque Estadual da Serra do Mar.

Bem-te-vi

O Clube do Bem-te-vi é uma proposta divertida do Detran.SP de educar para o trânsito crianças de 6 a 10 anos.

Casa Paulista

Oferece aos gestores do Estado, dos Municípios e ao próprio cidadão informações sobre investimentos em programas habitacionais.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp, empresa pública de Tecnologia da Informação. Para mais informações, visite o portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Do Poupatempo