Aniversário de São Paulo tem abertura do novo Paço das Artes e programação especial

Secretaria de Cultura e Economia Criativa inaugura sede definitiva do museu em casarão histórico; confira a programação completa

qui, 23/01/2020 - 20h04 | Do Portal do Governo

Em celebração ao aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, comemorado neste sábado (25), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado presenteia a cidade com a inauguração da nova sede do Paço das Artes, museu voltado à arte contemporânea, no histórico Casarão Nhonhô Magalhães.

Além da abertura do novo espaço, os museus, bibliotecas, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e a São Paulo Companhia de Dança oferecem programação especial no dia 25, com atrações para todas as idades. Confira:

Museus

Paço das Artes, museu dedicado à arte contemporânea, comemora o aniversário da cidade de São Paulo com a inauguração de sua primeira sede definitiva. O novo espaço, que ocupa parte do histórico Casarão Nhonhô Magalhães, em Higienópolis, abre as portas ao público às 14h, com entrada gratuita e a exposição inédita “Limiares”, de Regina Silveira. O Paço das Artes será o primeiro museu do Estado dedicado exclusivamente à arte contemporânea, digital e de obras reprodutíveis, reunindo artes plásticas, artes visuais e multimídia.

Museu de Arte Sacra inaugura exposição interativa com inteligência artificial e robótica na Sala MAS, localizada na estação Tiradentes do Metrô. Em “ToTa Machina”, de Katia Wille, com curadoria de Bianca Boeckel, o visitante se aproxima de duas obras ligadas a um computador programado para identificar a emoção da pessoa que as observa; conforme o sentimento percebido pela tecnologia, a obra se movimenta de diferentes formas. Já na sede do museu, a partir das 11h, o público poderá conferir a abertura das exposições: “A outra África”, apresentação de centenas de objetos da cultura artística africana, e “Pintura & Música na Arte Colonial Paulista: Jesuíno do Monte Carmelo”, uma homenagem ao recém completado bicentenário da morte do pintor, um dos grandes artistas de São Paulo durante o período colonial. Também às 11h, será lançado o livro “São Paulo Cidade Imperial”, de João Rossi e Paulo Assunção, um estudo sobre a formação e a evolução histórica da cidade entre 1822 e 1889, período que compreende a proclamação da Independência até a proclamação da República.

Museu da Imagem e do Som – MIS celebra os 466 anos da capital oferecendo entrada gratuita para a exposição “Musicais no Cinema” durante todo o dia 25. A mostra traça um panorama sobre o universo do gênero musical no cinema, desde os primórdios do cinema musicado até obras recentes, como o premiado La La Land (2016) e Rocketman (2019), cinebiografia de Elton John.

Museu da Imigração realiza, das 11h às 16h, a “Oficina de Street Art – Remontando”, atividade que propõe a criação de narrativas visuais inspiradas na identidade e nas memórias familiares, explorando a colagem, o lambe-lambe e o muralismo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mirella.rafael@museudaimigracao.org.br. Às 15h, a ação “Para além do trem das onze”, voltada ao público acima de 10 anos, reflete sobre os processos de modernização da cidade e como a industrialização e a chegada do progresso influenciaram no seu desenvolvimento. O encontro proporcionará uma viagem para conhecer a São Paulo retratada por Adoniran Barbosa, sambista paulistano, descendente de migrantes italianos, que, em suas composições, relata o cotidiano dos habitantes e trabalhadores da “terra da garoa”. Os participantes serão convidados a confeccionar um estandarte, alegoria e símbolo das agremiações e dos blocos de carnaval, representando a história desses grupos, suas ideologias e tradições. Para participar, é necessário entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

No Museu Catavento, a partir das 9h30, o laboratório maker Universo da Criatividade vai reunir, em um caminhão montado no museu, oficinas criativas de tecnologias como robótica e drones. Das 10h às 16h (a cada duas horas), os visitantes serão convidados a participar de um passeio a diferentes pontos do planeta – ou fora dele – na ação “Expedições – Realidade Virtual”. Também das 10h às 16h (de hora em hora, exceto meio-dia), a Cia de Teatro de Bonecos Buzum apresenta, dentro de um ônibus especialmente adaptado, o espetáculo “Caipira”, que resgata figuras folclóricas presentes na cultura do interior do país.

Memorial da América Latina celebra a data com aquecimento para o Carnaval, a partir das 14h, recebendo ensaio do bloco da cantora Anitta. Quem visitar o espaço poderá participar também do “Festival Gastronômico”, que terá pastel, paella e açaí, a partir das 11h.

Museu Afro Brasil inaugura, às 11h, a exposição “Heranças de um Brasil profundo: os donos da terra”, que reúne arte plumária, adornos, máscaras, fotografias, esculturas, utensílios e arte contemporânea de povos e tribos indígenas, entre elas, Karajá, Marubo, Kayapó, Mehinako, Yanomami, Rikbaktsa, Tapirapé, Waurá, Tapayuna e Juruna. No mesmo dia e horário, acontece o lançamento do livro “Viemos de longe, para longe vamos – Povos originários do Brasil, dos paleoíndios à contemporaneidade – Uma bibliografia”, de Carlos Eugênio Marcondes de Moura.

Casa Guilherme de Almeida promove, às 14h, exibição do filme “Uma noite em Sampa”, seguida de debate com o diretor Ugo Giorgetti. Na história, um grupo de endinheirados do interior vem à capital para um espetáculo de teatro e acaba desamparado quando o motorista de seu ônibus desaparece.

Casa Mário de Andrade apresenta “Grupo Boa Praça visita: o choro paulistano”, às 16h. Na aula-show, o grupo de jovens instrumentistas apresenta repertório com músicas de compositores paulistas, como Zequinha de Abreu, Adoniran Barbosa, Garoto, Edmilson Capelupi, Zé Barbeiro e Isaías Bueno.

Casa das Rosas inicia a programação às 10h, com o Encontro Peripatético, visita a referências arquitetônicas na Avenida Paulista. A programação segue, às 15h, com a atividade “Saci e outras histórias”, em que o público entrará em contato com contos caipiras. Às 16h30, o Sarau Poesia e Viola apresenta as violas e as vozes Duo Vereda Violeira, além do trabalho poético-performático de Silvia Camossa e Robsoñ Luquêsi. A programação encerra às 18h30 com apresentação do grupo Samba de Bumbo.

Museu da Casa Brasileira comemora o aniversário da cidade às 11h, com apresentação da Orquestra Instituto GPA no programa “Música no MCB”. Às 14h30, a oficina “Casa na Praia”, convida os participantes a se sentirem na praia sem sair de São Paulo, com atividades como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia.

Pinacoteca terá, das 10h às 18h, edição da feira “Lá na Vila”, evento de economia criativa com artesãos e microempreendedores de artes manuais e marcas autorais, voltado ao público de todas as idades. O evento acontece no estacionamento do museu, com opções gastronômicas e expositores de moda, joalheria, artigos infantis e artesanato. Também no dia 25, o museu realiza venda promocional de catálogos de 40 exposições por R$ 10 cada.

No Museu do Futebol, às 15h, o público poderá participar de oficina com jogos da cultura popular, como taco, queimada e pique-bandeira, na área externa. Dentro do museu, educadores vão propor, das 14h às 15h30, os jogos “Futebox”, em que os participantes se tornarão técnicos de um time de futebol, e “Gol de Letra”, que propõe que o visitante relacione caricaturas e frases de autores famosos, além de visita educativa entre 14h e 14h30. Devido à final da Copinha no Estádio do Pacaembu, o museu terá horário de funcionamento diferenciado: bilheteria das 13h às 17h, visitação até as 18h.

Bibliotecas

Na Biblioteca de São Paulo, às 11h, o público poderá jogar uma partida de xadrez com o campeão brasileiro Henrique Mecking, o Mequinho, na atividade “Simultânea de Xadrez com Grande Mestre”. Às 16h, O programa “Hora do Conto” apresenta a história “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano, com a Cia. Mapinguary.

Biblioteca Parque Villa-Lobos vai comemorar o aniversário da cidade às 14h, com a “Oficina Maker”, que ensinará as crianças a criar uma luminária com a silhueta da cidade. Às 16h, a sugestão é a contação de histórias “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo, com o Grupo #BoraLê e interpretação em Libras.

Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Vila Curuçá oferece, a partir das 11h, a atividade literária “São Paulo Corpo e Alma”, que aborda as manifestações de música, dança e teatro do povo paulista em toda a sua variedade de formas e estilos. Às 14h, acontece o “Especial Aniversário de SP”, apresentação dos artistas locais com repertório de canções de Samba e MPB que fazem referência à cidade de São Paulo.

Fábrica de Cultura Sapopemba realiza, às 11h, a exposição mediada “Pontos Turísticos da Cidade de São Paulo”, que apresenta, por meio de fotos, lugares marcantes da cidade, como o Parque Ibirapuera, a Avenida Paulista, a Pinacoteca e o Museu Catavento. Das 11h às 15h, a ação “Especial Aniversário de SP” oferece atividades recreativas com pintura de rosto e brincadeiras para as crianças, oficinas de corte de cabelo masculino e designer de sobrancelhas e esmaltação, apresentação teatral do grupo E.S.A, apresentação de palhaços, shows musicais e Michael Jackson cover.

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, a partir das 10h, a “Intervenção na Biblioteca: São Paulo, a terra da garoa” convida o público a conhecer a história da cidade por meio de uma instalação projetada com os maiores pontos turísticos da capital paulista. Às 14h, a “Tarde Gospel” reúne apresentações de dança e de música dos artistas locais que fazem parte do universo gospel.

A Fábrica de Cultura Parque Belém, às 15h, convida o público para uma partida de RPG (Role Playing Game), jogo em que os participantes criarão seus personagens a partir de premissas do contexto histórico da fundação da cidade de São Paulo e os interpretarão criando desfechos para a história. Das 14h às 17h, o evento “Cover na Fábrica” terá apresentações de RBD Cover, Banda SZU e Cia de dança Mavi Chiachietto.

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes promove, às 11h, a atividade “Parabéns SP!”, jogo da memória que combina pontos turísticos, museus, parques e demais símbolos da cidade de São Paulo. Das 14h às 17h, os artistas locais se apresentam na “Mostra de Talentos”.

Fábrica de Cultura Jaçanã promove, às 14h, a atividade “Terreno Fértil”, com a proposta de recolher entrevistas com a comunidade por meio de perguntas sobre temas como moradia e percurso, destacando a diversidade presente no território e as mutações ao longo da vida dos moradores.

Fábrica Vila Nova Cachoeirinha apresenta a “Batalha da Fábrica – Especial Aniversário de SP” às 14h, com a participação de MCs da região e pocket shows.

Oficinas Culturais

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta, às 11h, o espetáculo “Uma Pequena Sereia”, sobre uma sereia que se apaixona por um príncipe do mundo dos humanos e espera ansiosamente completar 15 anos para ter a permissão de nadar até a superfície do mar. Famílias podem participar de experimentações artísticas com ingredientes disponíveis na cozinha de casa na “Oficina de Massinha Caseira”, às 12h30. Às 14h, o espetáculo “Família Tubarão contra a poluição de São Paulo” desperta nos pequenos a conscientização sobre a limpeza urbana. Às 12h30, todos poderão confeccionar seus próprios malabares artesanalmente na “Confecção de Malabares com Material Reciclado”. As crianças serão convidadas a criar adereços utilizando materiais como feltro, fitas coloridas, EVA, cola quente e diversos materiais carnavalescos na “Folia Mirim: Criando para o Carnaval”, às 14h30. A partir das 15h, a “Modelagem Artística em Balão de Látex” convida o público a modelar manualmente diversos elementos da natureza ricos em cores e texturas.

Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza, às 14h30 e às 18h, exibição comentada do documentário “Quando as Luzes das Marquises se Apagam”, que trata da história das salas de cinema que se localizavam nas avenidas São João e Ipiranga, a Cinelândia Paulistana.

Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza, das 10h às 18h, a exposição “O Cuidado de Si”, do Clube “O Fio que Nos Une”, resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo Clube de Bordado e Literatura que opera na Unidade.

São Paulo Companhia de Dança

São Paulo Companhia de Dança realiza ensaio aberto ao público, às 12h, na sede da Companhia, no Bom Retiro, apresentando três obras: “Aparições”, criação da bailarina e coreógrafa Ana Catarina Vieira que reúne linguagens das danças populares brasileiras, do balé clássico e da dança contemporânea; “Agora”, coreografia de Cassi Abranches premiada em 2019 pelo APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte); e o Pas de Deux “Carnaval em Veneza”, balé clássico cheio de movimento. A entrada é gratuita.

Serviço

Museus

Inauguração nova sede do Paço das Artes
Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1.331 – Higienópolis – São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Ingresso gratuito
Abertura: 25 de janeiro de 2020, das 14h às 20h
https://www.pacodasartes.org.br/

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3326-3336
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia-entrada)
Estacionamento gratuito no local, acessibilidade no local
http://museuartesacra.org.br/

Museu da Imagem e Som – MIS
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 18h; fechado às segundas
Estacionamento pago no local, acessibilidade no local
Entrada gratuita às terças-feiras
Todas as exposições do térreo têm gratuidade na entrada
Consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos
https://www.mis-sp.org.br/

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 (900m da estação Bresser-Mooca do Metrô) – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2692-1866
Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 10h às 17h; fechado às segundas
Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada)
Acessibilidade no local
http://museudaimigracao.org.br/

Museu Catavento
Avenida Mercúrio, s/nº – Parque D. Pedro II – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h; fechado às segundas
Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada)
Entrada gratuita às terças
Estacionamento pago no local (R$ 15), acessibilidade no local
http://www.cataventocultural.org.br/

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3823-4600
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h; fechado às segundas

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3320-8900
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h; fechado às segundas
Entrada: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia-entrada)
Gratuidade aos sábados
Acessibilidade no local
http://www.museuafrobrasil.org.br/

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1.943 – Perdizes – São Paulo/SP
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Casa Mário de Andrade
Av. Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
http://www.casamariodeandrade.org.br/

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 (próximo à estação Brigadeiro do Metrô) – Paraíso – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3285-6986 / 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade no local
http://www.casadasrosas.org.br/

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 (850m da estação Cidade Jardim da CPTM) – Jardim Paulistano – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h; fechado às segundas
Entrada: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia-entrada)
Grátis aos sábados e domingos
Estacionamento pago no local; acessibilidade no local

Pinacoteca de São Paulo
Lá na Vila na Pinacoteca – 25 de janeiro de 2020
Sábado das 10h às 18h
Praça da Luz, 2 – São Paulo/SP
(11) 3324- 1000
Entrada gratuita na feira e no Museu
Classificação indicativa: livre
Pet friendly na área externa da feira

Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – São Paulo/SP
Terça a domingo, das 9h às 17h (visitação até as 18h)
R$ 20 / Meia entrada: R$ 10 / Entrada gratuita para crianças até 6 anos
Entrada gratuita para todos às terças-feiras
Combo família (a partir de 4 pessoas): R$ 15 / Meia entrada R$ 7,50
Grupos (acima de 10 pessoas): R$ 15 / Meia entrada R$ 7,50
Horários no dia 25/01: bilheteria das 13h às 17h, visitação até as 18h

Bibliotecas

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul) – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2089-0800
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Gratuito
https://bsp.org.br/

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Acessibilidade no local
Gratuito
www.bvl.org.br

Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, 65
(11) 2016-3316
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Sapopemba
Rua Augustin Luberti, 300
(11) 2012-5803
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500
(11) 2025-1991
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Parque Belém
Complexo do Parque Belém – Av. Celso Garcia, 2.231 (Entrada 1) / Rua Nelson Cruz, 140 (Entrada 2)
(11) 2618-3447
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281
(11) 2556-3624
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
(11) 2249-8010
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1.575
(11) 2233-9270
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Oficinas Culturais

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Tel. (11) 3222-2662
Segunda a sexta, das 9h às 22h | Sábados, das 10h às 18h
https://oficinasculturais.org.br/

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Taipas – São Paulo/SP
Tel. (11) 3994-3362
Segunda a sexta, das 8h às 18h | Sábados, das 8h às 13h

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP
Tel: (11) 2205-5180 / 2056-5028
Terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábados, das 10h às 18h

São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios, 363 – 1º andar – Bom Retiro – São Paulo/SP
http://spcd.com.br/

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
(11) 3339-8243 / (11) 9-9240-5718
imprensaculturasp@sp.gov.br